Diário da Manhã

sexta, 27 de dezembro de 2024

Notícias

Mamografias poderão ser realizadas sem custos pelo IPE Saúde

Mamografias poderão ser realizadas sem custos pelo IPE Saúde
08 outubro
09:41 2020

A edição de 2020 do Outubro Rosa ganha uma ação especial em prol da saúde: seguradas do IPE Saúde terão isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer clínica de imagem credenciada no período de 15 a 31 de outubro. A campanha é destinada a pessoas com idade entre 40 e 75 anos.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença devem ser registrados até o fim deste ano. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência, com 147 a cada 100 mil. A descoberta prévia da doença tem um papel fundamental na redução do problema, visto que a identificação em exame precoce indica chances de 95% de cura.

A adesão a exames preventivos tem sido um desafio: há redução média de 1% ao ano na realização do exame de mamografia. Com a pandemia da Covid-19, esta realidade se agravou: comparado ao ano de 2019, a queda na procura do serviço chegou a 36%.

A CAMPANHA foi apresentada ao governador Eduardo Leite durante reunião terça-feira. “Descobrir o câncer de mama no estágio inicial da doença e iniciar o quanto antes o tratamento aumenta em 95% as chances de cura. Por isso, reforço o alerta às mulheres, especialmente acima dos 40 anos, para que façam o autoexame e consultem seu médico regularmente. Aos demais, incentivem suas avós, mães, irmãs, tias e demais mulheres da família para que se protejam”, disse Leite.

Para quem se enquadra nos critérios elencados (idade entre 40 e 75 anos), basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado e realizar o exame preventivo de mamografia entre os dias 15 e 31 de outubro – a isenção é garantida automaticamente.

DE ACORDO com o presidente do instituto, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a iniciativa, além de salvar vidas, afiança a manutenção do sistema de saúde, que ano após ano tem sido fortemente impactada pela doença. Somente em 2019, o IPE Saúde investiu cerca de R$ 140 milhões em tratamentos, crescimento de 19,65% se comparado a 2018.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções