Mão de obra prisional completa um ano na recuperação de prédios públicos
Desde 19 de agosto de 2015, quando foi firmado o convênio entre a Prefeitura e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), um grupo de apenados do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas atua na manutenção de prédios públicos de Pelotas. Ao longo destes 12 meses, 26 detentos trabalharam na recuperação de oito Unidades Básicas de Saúde e outros dois prédios estão em andamento. Outro mérito do projeto Mão de Obra Prisional é contribuir para a reinserção social dos apenados. O projeto de iniciativa da Secretaria de saúde (SMS) de Pelotas teve destaque nacional, ficando em 4º lugar do País no Prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
Para o autor e coordenador do projeto, Leandro Thurow, o Projeto Mão de Obra Prisional foi desafiador na medida em que precisava convencer a sociedade que isso era possível. Thurow diz que a cada reforma concluída o Projeto adquire mais crédito. “Hoje está consolidado com o Prêmio InovaSUS e passa a ser conhecido nacionalmente. Tomara que mais municípios adotem a nossa experiência. Todos ganham – o SUS, os usuários, os trabalhadores e os próprios apenados que tem nas mãos uma grande oportunidade de reinserção na sociedade”.
Thurow recorda que o projeto foi idealizado a partir de uma experiência positiva com os detentos, em fevereiro de 2015, na reforma da UBS do Presídio. “A Prefeitura comprou os materiais necessários e os apenados executaram as melhorias de forma muito rápida e bem feita.”
Unidades reformadas- Entre as Unidades reformadas, cinco foram revitalizadas interna e externamente pela Mão de Obra Prisional: UBSs Getúlio Vargas, Cerrito Alegre, Barro Duro, Cordeiro de Farias e Navegantes. As Unidades do Fraget, Corrientes e PAM Fragata receberam melhorias na parte externa. Ao mesmo tempo, apenados trabalham na recuperação de prédios da SMS, localizados na Rua Lobo da Costa.
Prêmio InovaSUS 2015 – Na cerimônia realizada dia 12 deste mês com presença do ministro do Desenvolvimento Social e Reforma Agrária, Osmar Terra, Pelotas recebeu o Prêmio Nacional InovaSUS por duas experiências realizadas no Município: a experiência com a Rede Bem Cuidar conquistou o 1º lugar e a utilização de Mão de Obra Prisional no SUS ficou em 4º lugar. Na fase estadual do Prêmio, a Rede Bem cuidar ficou em 1º lugar e a Mão de Obra Prisional em 2º lugar.