Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

MARATONISTA : Pódio justifica esforço

24 março
09:03 2016

Por Caldenei Gomes

Os sete meses de preparação, com treino específico para correr os 50 km da Supermaratona de Rio Grande, foram compensados com a sexta posição na classificação geral de Éder Botelho Gomes. A prova foi realizada no dia 13 de março. Os lugares mais altos do pódio foram ocupados pela dobradinha do Cruzeiro de Belo Horizonte, que investe “pesado” no atletismo. André Aparecido Ferreira foi o campeão e José Afonso Silva ficou com a segunda colocação.

Éder Botelho entra para a história como o primeiro atleta pelotense a subir no pódio da Supermaratona de Rio Grande, que chegou ao 23ª edição em 2016. O maratonista, de 36 anos, foi o primeiro colocado também de sua categoria. Mas essa vitória não foi conquistada sem esforço. Foi necessária muita disciplina na preparação de 30 semanas, com treinos diários em até dois turnos.

“Treinava duas horas pela manhã e mais uma na madrugada”, diz o atleta, que é funcionário público estadual e trabalha no período da tarde. Por isso, a necessidade de treinar na madrugada. Éder Botelho conta que “estudou” para elaborar seu cronograma de treinos. Primeiro fez um trabalho de base e velocidade e, posteriormente, “com rodagens longas, que chegaram até 40 km em cada sessão”.

Éder Botelho cruza linha de chegada em sexto lugar da Supermaratona

Éder Botelho cruza linha de chegada em sexto lugar da Supermaratona

EXPECTATIVA – Éder Botelho chegou a Rio Grande com expectativa de realizar o percurso em três horas e meia. “Treinei para chegar entre os 10 primeiros colocados, mas, na prova, comecei a me sentir bem e achei que poderia buscar algo mais”, afirma. O tempo de Éder foi de 3h21 minutos. “Todos que chegaram na minha frente são profissionais”, afirma. Um esforço na prova que foi retribuído pelo resultado. “Essa foi a dor mais gostosa que senti”, completa ao falar das dores musculares que as acompanharam nos dias seguintes à corrida.

Esta foi a primeira a primeira participação de Éder Botelho na Supermaratona de Rio Grande. Antes, ele tinha participado de duas edições da Maratona de Porto Alegre e numa experiência inusitada de correr a Muzzuno UP Hill, que se realiza na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

O sonho de Éder Botelho é participar da Ultramaratona de Comrades em Durban na África do Sul. Uma prova de 89 km que em um ano é disputada de Durban a Pietermaritzburg (subindo) e no outro em sentindo inverso (descendo).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções