MARCA DA CIDADE : Duas propostas são escolhidas para votação final
Os pelotenses estão mais próximos de conhecer a nova Marca da Cidade. Na manhã de ontem foram escolhidas as duas propostas finalistas que serão levadas à votação popular de 1° a 7 de julho, durante a semana do aniversário de Pelotas.
As artes vencedoras foram propostas por alunos dos cursos de design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a participação dos estudantes no projeto, durante encontro no Salão Nobre do Paço Municipal. Ela salientou a importância de promover a definição da nova arte em conjunto. “Decidimos chamar os estudantes para fazer da Marca uma construção coletiva, já que o objetivo é que ela fique para outras gerações, que seja uma Marca que represente a população pelotense”, destacou a prefeita.
A escolha foi feita por banca técnica formada por profissionais das áreas de Publicidade e do Design e por pessoas indicadas pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Os alunos apresentaram os conceitos dos projetos criados e foram avaliados pela banca através de notas, que fizeram suas considerações e votaram nas suas preferidas.
A Marca irá identificar e promover o turismo, o comércio e as instituições locais, independentemente de logotipos criados pelos futuros governos. A Marca estará disponível ao Poder Público e à iniciativa privada. A banca técnica foi composta por Sérgio Rezende (Agência Marca), Daniel Moreira (Agência Incomum), Roberto dos Santos (Mariachi Estratégias Digitais), Valder Valeirão (Nativu Design), Amanda Mazeo (Bravo! Agência de Conteúdo e Eventos) Álvaro Peter Cabana (Lord Design), pelos vereadores Daniel Trzeciak (PSDB) e Roger Ney (PP); secretário de Cultura, Giorgio Ronna; Taline Velasques da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet); secretário da Sdet, Fernando Estima e Adriane Fernandez, conselheiros do Comtur.
ENTENDA O PROCESSO
As propostas foram criadas por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de Design Gráfico e Design Digital da UFPel e do Bacharelado em Design e Curso Técnico de Comunicação Visual do IFSul.
A seleção foi realizada em duas etapas: cada instituição propôs duas marcas avaliadas nesta quinta-feira. Das seis marcas propostas, duas foram escolhidas e irão para a votação popular que irá definir a grande vencedora.
A comissão organizadora da seleção é composta por Ivan Rodrigues, representando a UCPel; Marina Loder, representando o IFSul; Roberta Barros, representando a UFPel; Mateus Gomes, representando a Prefeitura de Pelotas; Vinícius Conrad, representando a Câmara Municipal de Pelotas.