Marinheiro avança e Pelotas nada
Com derrota em Itajaí, Lobo é eliminado na fase de grupos da Série D, com a quinta campanha da chave 8
Por: Henrique König
O Pelotas pagou caro pelos desperdícios durante a competição. Na última rodada da fase de grupos da Série D, um empate bastava para avançar ao mata-mata, mas um gol sofrido aos 51 minutos do primeiro tempo custou a eliminação. Em Itajaí, no estádio Gigantão das Avenidas, derrota por 1×0 para o Marcílio Dias, o Marinheiro. Bruninho foi expulso no começo da etapa final e dificultou as coisas de vez. Ainda houve chances de igualar o resultado, mas a tônica dos pontos perdidos em rodadas anteriores virou um acúmulo de chances desperdiçadas. Com o 5º lugar do Grupo 8, com 20 pontos, o verão do Lobo será para lamber as feridas e planejar o difícil Estadual de 2021.
Logo no começo, o Pelotas veio com tudo: finalização da intermediária mandada por Hugo Sanches e a bola acertou a trave do Marcílio. A resposta marcilista vinha na amplitude pelas laterais, com muitos cruzamentos procurando Hélio Paraíba ou alguém que viesse de trás. Em uma centrada vinda da esquerda, o toque de cabeça foi rumo ao ângulo e o goleiro Renan fez linda defesa, de mão trocada.
O Pelotas teve grande jogada com Marcão, que rolou de calcanhar para Itaqui, o camisa 10 cruzou e Ramires, na entrada da área, finalizou de primeira, por cima da meta. O jogo era dinâmico, com alta rotatividade, apesar do calor. O Marcílio Dias chegou com tudo com Hélio Paraíba recebendo passe de Marlon na área, o atacante enfrentou Renan, tirou do goleiro, mas a bola passou ao lado da trave. Ele lamentou muito.
Pelo valor da classificação, a partida era nervosa, mesmo disfarçada de confronto morno. Hugo Sanches arriscou de média distância novamente e a bola quase encontrou o ângulo da meta: saiu por menos de metro.
O acréscimo foi o mais longo dos jogos de sábado e, aos 51 minutos, o volante Daniel Pereira entrou junto com o centroavante, Renan defendeu a primeira bola, mas ela sobrou para o volante colocar na rede: 1×0. O Pelotas protestou contra o tempo de acréscimo, na saída para o intervalo.
O planejamento e a campanha estavam em cheque com a derrota parcial e o Lobo sabia que precisaria no mínimo do empate no segundo tempo. Mas tudo piorou quando o recém-ingresso Bruninho disputou uma bola pelo alto, abriu o braço e atingiu o adversário marcilista. Cartão vermelho aplicado pelo árbitro. A etapa final necessitava mais superação do que nunca.
Aos 26’, trama do Pelotas no ataque, cruzamento de Gabriel Silva pela direita, Marcão cabeceou, acertou o defensor, a bola sobrou para Moisés, que chutou forte demais e isolou a então melhor chance de empatar. Do outro lado, o Marcílio Dias foi explorar os espaços deixados e uma finalização à queima-roupa foi espalmada por Renan.
Aos 37’, escanteio cobrado da esquerda, cabeçada do Pelotas acertou a trave e a bola, no bate-rebate não entrou novamente, com dois desvios da defesa para colocar em novo escanteio. Pelo incrível que pareça, era pressão do Lobo com um a menos. Hugo Sanches cobrou falta, cabeçada espalmada pelo goleiro Victor Golas e, no rebote, Marcão chutou do jeito que deu, mas isolou.
Nos acréscimos, o Marcílio esteve mais perto de sacramentar o resultado, mas foi só. Placar de 1×0. Os resultados paralelos deixaram o Pelotas em 5º lugar, eliminado da Série D.
FICHA TÉCNICA: MARCÍLIO 1×0 PELOTAS
MARCÍLIO: Victor Golas; Renan, Lucas Castilho, Luan (Nathan Ferreira) e Weriton (Walace); Daniel Pereira, Diego Silva, Marllon, Felipe Pará (Medina), Anderson Ligeiro e Hélio Paraíba (Zé Vitor). Técnico: Waguinho Dias.
PELOTAS: Renan; Paulinho (Bruninho), Gabriel Silva, Fábio Alemão e Gabiga; Moisés, Ramires, Itaqui (Mateus Santana), Ariel (Juliano), Hugo Sanches e Marcão. Técnico: Ricardo Colbachini.
- ÁRBITRO: Daniel Victor Silva, auxiliado por Diego Felix e Bruno Muller
- GOL: Daniel Pereira (51’/1º)
- EXPULSÃO: Bruninho (PEL)
- Partida válida pela 14ª e última rodada do Grupo 8 da Série D, com início às 15h do sábado (27), em Itajaí (SC)