MÁRIO MENEGHETTI : Famílias vão ter os terrenos legalizados
O processo de regularização fundiária vai beneficiar cerca de 400 moradores do loteamento do Navegantes
O primeiro passo rumo à conquista do terreno legalizado foi dado por mais de 70 pessoas que compareceram na reunião de apresentação da empresa licitada 3C Arquitetura e Urbanismo, responsável pela regularização fundiária do Loteamento Mário Meneghetti, no Navegantes.
O encontro realizado na escola Olina Bento Lopes, teve por principal objetivo apresentar a equipe que estará envolvida no cadastramento das famílias e no levantamento topográfico dos 96 lotes, que deverão beneficiar em torno de 400 pessoas.
“A Regularização Fundiária muda a vida das pessoas, muda a relação da sua casa com a cidade, traz segurança à família que ali vive e agrega valor ao seu bem imóvel, além de facilitar a venda e os financiamentos”, avaliou o prefeito Eduardo Leite que logo explicou que um dos principais alvos da gestão atual é legalizar áreas irregulares existentes em Pelotas – no início de 2013 somavam 161 áreas. “Foi pensando neste objetivo que criamos a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.”
Cerca de 96 famílias, que vivem do lado esquerdo do Canal da Mário Meneghetti, em direção ao São Gonçalo, serão beneficiadas neste momento. No entanto, as famílias que residem do lado direito também começarão a ser cadastradas para que se inicie o processo de busca pela regularização, anunciou o prefeito durante o evento.
Carlos Afonso Alves, mora com sua filha há pelo menos 20 anos no local e diz se sentir mais seguro com a regularização. “Enquanto não temos a escritura ficamos vulneráveis”, comentou.
Na reunião foi definida uma comissão de quatro pessoas daquela região que irão representar a comunidade e acompanhar todo o processo. As visitas da equipe técnica vão começar imediatamente.
Participaram do encontro o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ivan Vaz, o vereador Waldomiro Lima (PRB) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Ademar Ornel (DEM).