MATA-MATA : Grêmio faz o que mais gosta
O Grêmio deixa de lado o Brasileiro e a Copa do Brasil para voltar a se concentrar no sonho de se tornar tetracampeão da América. Depois de dois meses e meio do último jogo pela competição continental, o time de Renato Portaluppi voltar a sentir o ambiente da copa mais aguerrida do planeta. Vai enfrentar o Estudiantes, às 21h45 (horário de Brasília) desta terça-feira, no estádio Ciudad de La Plata, na Argentina, no jogo de ida das oitavas de final.
A prioridade do Grêmio são as copas (do Brasil e Libertadores). No Brasileiro, Renato tem escalado o time reserva. Mas foi com essa formação alternativa que os tricolores comemoram sábado a vitória por 2 a 0 diante do Flamengo na Arena. Embora a escalação de hoje será outra (bem diferente), o resultado do último jogo serviu para restabelecer a confiança dos gremistas, que havia sido abalada pelo mau segundo tempo contra o mesmo Flamengo no dia 1º de agosto pela Copa do Brasil.
O atacante Everton ficou fora da delegação, que viajou domingo para a Argentina. É um desfalque importante na equipe. O “Cebolinha” vem sendo o principal jogador do time na temporada, com 11 gols e oito assistências. A vaga será ocupada por Marinho ou Alisson. Bruno Cortez está recuperado de lesão e retoma a posição, que vinha sendo ocupada por Marcelo Oliveira. A equipe do Grêmio deve ser Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Cícero, Maicon, Ramiro, Luan e Marinho (Alisson) e André.
O Estudiantes se classificou em segundo lugar do Grupo 6 – atrás do Santos -, com aproveitamento de 44,4%, enquanto o Grêmio passou pela primeira fase com 77,7%. Além disso, a equipe argentina fez uma campanha desastrosa na Supercopa nacional, com 10 vitórias, seis empates e 11 derrotas). Assim, a única esperança se tornou a Libertadores.