Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Material educativo do Detran estimula boa convivência entre os ciclistas e motoristas

03 outubro
13:05 2013

middle1380749987Folder_ciclistasPreocupado em melhorar a convivência no trânsito, em um cenário de expansão do uso da bicicleta, o Detran/RS produziu um material educativo com orientações tanto para quem dirige, quanto para quem pedala. O conteúdo foi desenvolvido em conjunto com ciclistas, que trouxeram para os técnicos da Autarquia os problemas vividos em seu dia-a-dia.

O resultado foi um folder com formato de discos articulados. Os dois primeiros discos são direcionados aos ciclistas e os dois últimos aos condutores. A ideia é convidar a pessoa a fazer dois passeios, na carona de uma bicicleta e de um automóvel, se colocando sempre no lugar do outro.

Além de trazer dicas de segurança os ciclistas, o folder também traz informações para o motorista conviver melhor com eles. Quem dirige deve sempre lembrar que o ciclista tem prioridade no trânsito. Mas quem pedala também pode, com suas ações, melhorar sua segurança e facilitar a vida do motorista, sinalizando com os braços as conversões, por exemplo.

Uma série de encontros de aproximação do Detran/RS com os ciclistas resultou na construção coletiva de materiais pedagógicos e políticas públicas para dar conta dos problemas e necessidades dos usuários desse modal. Em janeiro deste ano, como resultado da parceria, o Detran/RS disponibilizou aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) material didático e orientações pedagógicas sobre os ciclistas para as aulas de primeira habilitação e reciclagem de motoristas. A atenção aos mais vulneráveis no trânsito (pedestres, ciclistas e motociclistas) é uma das diretrizes da Organização Mundial de Saúde para esta Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

ESTATÍSTICA -Estudo desenvolvido pelo Detran/RS contabiliza 920 acidentes envolvendo ciclistas em todo o Estado, de 2007 a 2012. Esse número representa 9% do total de acidentes fatais no período. Pelo menos 84% dos acidentes foram colisões (64% frontais e 20% laterais). O estudo também mostrou que a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontece nas noites dos fins de semana, e a faixa etária que concentra a maioria das vítimas está entre 40 e 59 anos.

Embora os dados forneçam uma visão parcial da realidade (não estão incluídos os acidentes com lesão, por exemplo), o Detran/RS está trabalhando para qualificar as estatísticas que nortearão as futuras políticas públicas. O Observatório de Trânsito, que está em desenvolvimento, irá reunir informações que estão disponíveis em diversos órgãos e permitir uma análise mais acurada do problema.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções