MEDITAÇÃO : A serena prática do amor e consciência
Com formação na Índia, Gabriela Frantz orienta grupos de meditação, atende empresas, escolas, e auxilia pacientes na área de saúde
Por Carlos Cogoy
Ao invés da ansiedade e stress, equilíbrio emocional e paz mental. Os benefícios são ressaltados por Gabriela Frantz, que começou a meditar aos quinze anos. À época foi convidada por amiga para participar de um curso. A experiência estimulou o que seria a sua opção de vida. Desde então, contato com variadas técnicas. Ela menciona algumas etapas: técnicas de meditação pela Himalayan Yoga Tradition na Índia; Kundalini Meditation pela Vagyoga Chetana Peetham Varanasi (Índia); The Science of Happiness pela University of California nos EUA; Mindfulness – Based Stress Reduction na Palouse Mindfulness (EUA). No Brasil, yogaterapia pela “Montanha Encantada”. E integra o grupo – apenas quatro – da Association of Yoga Therapists no Brasil. “O que eu faço é compartilhar minha experiência e levar todo o meu conhecimento científico e intuitivo a respeito da meditação para as pessoas.
Algumas pessoas têm um contato comigo e seguem a prática de forma independente, outras me acompanham há anos. Isso depende muito da necessidade de cada um”, diz ela.
Os espaços virtuais contribuem para a divulgação. Ela menciona: “Percebo as redes sociais como uma forma de aproximar as pessoas e de tornar mais fácil o compartilhamento de conhecimento e experiências. Eu tenho utilizado cada vez mais as redes sociais para compartilhar com as pessoas o que experimento. E trato de compartilhar dicas, vídeos, áudios de meditação, artigos pessoais e informações que estejam relacionadas à prática”.
SAÚDE – Gabriela começou a prática, para diminuir as constantes dores de cabeça. A saúde melhorou. Com a mudança, após a formação universitária, abdicou da carreira para a qual havia estudado. Sua inquietação levava à necessidade de conhecimento em relação à meditação. “Aprendi a ser uma pessoa mais leve e agradável. As pessoas me perguntam por que estou sempre rindo, mesmo em situações adversas.
Eu acredito e vejo, tanto no meu cotidiano e também das pessoas para quem já pude ensinar a meditação, que ela é uma ferramenta de transformação física, que pode trazer a cura, emagrecimento e beleza. Como transformação emocional, elimina o stress, ansiedade, tristezas, angustias, insônia. Como transformação energética, regula os ciclos do corpo, transformação mental, desenvolvendo habilidades como foco, concentração e tranquilidade mental”, declara. Gabriela também desenvolve programa na área da saúde. Trata-se da meditação no auxílio a pacientes com doença renal crônica em hemodiálise, com câncer, e também gestantes. Ela está desenvolvendo estudo científico para avaliar o impacto positivo da prática meditativa na qualidade de vida dos pacientes.
EQUILÍBRIO – Em relação à transformação: “Nosso sistema nervoso é o que faz a informação circular. Podemos afirmar que o sistema nervoso está ‘espalhado’ por todo o corpo. É o único que se interconecta e influencia todos os demais: endócrino; digestivo; cardiovascular; respiratório; imunológico. O sistema nervoso está dividido em três partes: sistema nervoso simpático, que possibilita reagir a uma ameaça ou oportunidade; sistema nervoso parassimpático, que produz uma sensação de tranquilidade, geralmente acompanhada de satisfação; e sistema nervoso entérico, que controla o sistema gastrointestinal. O parassimpático e simpático se comportam como uma gangorra: quando um sobe, o outro desce. Uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos a meditar é a respirar.
Com o respirar consciente, num primeiro momento e, com exercícios mais avançados, quando já se está treinado, estimulamos diretamente o sistema nervoso parassimpático. A influência tranquilizadora e estabilizadora do SNP ajuda a pensar claramente e a evitar atitudes impensadas, capazes de prejudicar a si ou aos outros. O SNP também acalma e tranquiliza a mente, favorecendo percepções contemplativas. E quando se afirma que o SN se interconecta a todos os outros sistemas, afirma-se que ao equilibrar nosso SN, automaticamente equilibramos todos os outros sistemas, trazendo assim um bem-estar físico, emocional e mental pleno. Eu criei quatro programas principais que estimulam o SN de diferentes maneiras para que as pessoas possam lidar com a ansiedade, stress, problemas de sono e tristeza”.
TRANSFORMAÇÃO – Ela sugere: “Precisamos de mais amor e consciência para transformar. Estas, são duas palavras, sentimento e habilidade, que se desenvolvem de dentro para fora. E a meditação é um caminho para que possamos alcançar e desenvolver mais amor e consciência”.
Não é religião
Para Gabriela, a meditação ainda é confundida com ritual vinculado à religiosidade. Como esclarecimento, ela trata de desmistificar. E, além do aspecto místico, também desfaz a imagem elitizada.
MISSÃO – “Parte do meu trabalho é desmistificar a meditação. Com técnicas simples, quero promover a meditação para que muitas pessoas se beneficiem dela. Há alguns anos poderia se dizer que era uma prática elitista e estava ao alcance de poucos, mas hoje sinto que o cenário vem mudando, principalmente pela comprovada efetividade da prática. A minha missão é levar a meditação para a vida de muitas pessoas, e farei de tudo que for possível para que isso aconteça. Quanto mais pessoas meditarem, mais rápida vai ser a transformação do mundo. Precisamos ser mais conscientes do que somos, para fazermos mais pelos outros e pelo planeta”, conclui.
Plena consciência
Grupos de meditação presencial e também online. Há dez anos, Gabriela coordena grupos. Com base nas diferentes linhas de meditação que conheceu, foi desenvolvendo abordagem própria. Trata-se da metodologia da “Plena consciência”. Ela explica que a prática “prioriza a simplicidade e o alcance de resultados a curto e longo prazo”. Contatos com Gabriela via WhatsApp (53) 8145.2959, ou no facebook.com/gabic.frantz/
GRUPO de meditação tem encontros às quartas às 19h30min na Moksha Escola de Yoga. “E também faço atendimentos personalizados de meditação e yogaterapia”, diz Gabriela. Na internet, coordena o “Projeto Meditar”. No site divulga: “Quero desmistificar a meditação e mostrar a você o quanto meditar é simples. E o quanto a sua simplicidade e sutileza podem transformar a sua vida”. Acesse: meuprojetomeditar.com