MEDO E INSEGURANÇA : Assaltantes atacam transporte público
Somente nas últimas 24 horas foram assaltados três ônibus na Zona Norte. Um cobrador foi ferido a faca pelo bandido. Sindicato dos Rodoviários encaminhou pedido de mais segurança para Polícia Civil e Brigada Militar e não descarta paralisação do transporte.
O medo e a insegurança voltaram ao cotidiano dos trabalhadores do transporte coletivo urbano de Pelotas. Motoristas e cobradores, principalmente das empresas que fazem as linhas da Zona Norte e Fragata, são os que mais sentem na pele a ação da bandidagem. O começo desta semana mais uma vez foi marcado por atividade criminosa contra a vida de um motorista. Na noite de terça-feira, o motorista V.S., da Empresa Conquistadora, linha Getúlio Vargas, foi esfaqueado após ser assaltado.
No começo da manhã de ontem, no mesmo local, foi a vez do ônibus dirigido pelo motorista J.N. sofrer a ação dos bandidos. Pelas características físicas, o autor da ação seria o mesmo assaltante que agiu de forma violenta na noite anterior.
“Eles agem com a maior naturalidade e tranquilidade, pois sabem que não há segurança aos trabalhadores e passageiros”, aponta Eder Blank, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas. De acordo com Blank, o motorista V.S. está bem.
O sindicato, segundo seu presidente, mais uma vez está elaborando documento endereçado à Brigada Militar e Polícia Civil pedindo “socorro” aos trabalhadores do setor. Na queixa sindical consta também a reiteração de pedido de providência contra uma ação pontual, na linha Fragata.
“Os trabalhadores da Turf têm sido vitimas constantes de um casal que age sempre nas proximidades do Canal Santa Bárbara, na Praça 20 de Setembro. Eles assaltam, apavoram trabalhadores e passageiros e descem nas imediações do canal. E continuam soltos”, comenta o sindicalista, que não descarta um protesto da categoria com vistas a mais uma vez chamar a atenção das autoridades para o eterno problema da violência contra os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Pelotas.
ASSALTOS – De acordo com ocorrências registradas nas últimas horas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, na Avenida Leopoldo Brod, às 23h de terça-feira, foi assaltado um ônibus da Empresa Conquistadora. Numa das paradas, um homem fez sinal para o motorista, indicando que desejava embarcar no coletivo e levantou o braço, mostrando uma cédula de R$ 5,00. Logo que entrou no ônibus anunciou o roubo e ficou furioso porque o cobrador só tinha R$ 35,00 na gaveta. O bandido então ameaçou dar uma facada no rosto da vítima.
Em outro assalto, também contra um carro da mesma empresa que fazia a linha Corujão. O motorista ficou ferido ao ser agredido com um tapa no rosto.