MEIO AMBIENTE : Ação pública incentiva conscientização
Secretaria de Qualidade Ambiental promove tarde infantil diferenciada
O Parque da Baronesa foi transformado em uma grande sala de aula na primeira ação educativa da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) dentro do complexo na tarde de terça-feira.
Com o título “Educando no Parque” cerca de 80 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamentaç (EMEF) Círculo Operário Pelotense participaram de trilhas ecológicas e atividades lúdicas que os incentivaram a se preocupar desde cedo com o meio ambiente.
Divididos em grupos, os pequenos fizeram um passeio diferente pelo parque. Puderam identificar as árvores do local e aprender como acontece o monitoramento de atividades silvestres. Apesar da pouca idade, a maioria estudantes do 1º ao 4º ano, assuntos como o desmatamento e a destinação de resíduos sólidos estiveram entre os temas das brincadeiras.
As dinâmicas contaram também com gincanas e oficinas nas quais os pequenos aprenderam sobre consciência ambiental no trânsito e a separação correta de lixo. Claro que a visita ao Museu da Baronesa não podia ficar de fora.
O diretor de Educação Ambiental da SQA, Giancarlo Madruga Benites, reforçou a importância de investir na conscientização de crianças para a formação de adultos mais atuantes na causa ambiental. A ação contou com o apoio do Núcleo de Educação Ambiental do Sanep (Neas), do Serviço Técnico Engenharia (STE), e das secretarias de Transporte e Trânsito (STT), de Cultura (Secult).