MEIO AMBIENTE : Rua Darcy Vargas entregue ao abandono
A situação da rua Darcy Vargas, entre os condomínios Village Center e Jardim das Hortênsias – avenida JK de Oliveira, 2.054 – voltou a ficar complicada pelo descaso do poder público. Apesar da constante “batalha” dos moradores do Jardim das Hortênsias, que construíram uma coletora de lixo e resíduos diversos, o local voltou a ficar atirado e esquecido pelas autoridades. A proximidade do Inverno assusta a “galera”, que voltou a pedir providências à Prefeitura. Sem sucesso.
“É um assunto de segurança e saúde pública”, diz um morador, apontando que se não houver uma intervenção dos gestores públicos em breve não haverá trafegabilidade no logradouro, além dos diversos problemas que acarretarão à saúde dos moradores e usuários.
Os moradores salientam, no entanto, que no caso da gestão de resíduos (separação reciclável e orgânico e destinação adequada) iniciada há dez meses a partir do desenvolvimento do Projeto da Comissão Pró-lixo, está em funcionamento e que a primeira fase foi cumprida com a instalação da coletora e previsão de ações sociais que serão realizadas a partir do mês de junho, no próprio condomínio(Jardim das Hortênsias), com o objetivo de reeducar e pensar na redução, reutilização e reaproveitamento de resíduos. Eles buscam, com isso, a eliminação do conceito de que o problema do lixo acaba quando ele é colocado na lixeira.
“São ações que visam à saúde e sustentabilidade, aliadas ao cuidado com o meio-ambiente e, por consequência, ao bem comum”, diz a moradora Queles Braz.