Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

MENORES : Brigada controla rebelião no Case

MENORES : Brigada controla rebelião no Case
16 outubro
09:52 2014

Um grupo de aproximadamente 20 adolescentes infratores que estão internados no Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) promoveram na tarde de ontem outra rebelião. É o quarto motim registrado no local num intervalo de poucos dias. Dois agentes da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) foram feitos reféns. Quatro menores resultaram com ferimentos leves. Vários colchões foram incendiados e houve depredação nas dependências do prédio. Os menores se renderam após a intervenção dos policiais integrantes do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, que utilizaram bombas de efeito moral e tiros de festim para controlar a situação.

O juiz Marcelo Cabral, da Vara da Infância e da Juventude se deslocou para a Unidade e acompanhou o desfecho da situação, informando que o tumulto foi contido em pouco tempo e que nenhum policial ou servidor resultou ferido. Os menores foram realocados em celas de outras galerias, não estando afastada a possibilidade de que alguns sejam transferidos.

JUIZ Marcelo Cabral Fotos de Alisson Assumpção/DM

JUIZ Marcelo Cabral
Fotos de Alisson Assumpção/DM

A manifestação, que iniciou por volta das 13h, durou aproximadamente uma hora, período em que os internos rebelados mantiveram a casa parcialmente dominada. O motim foi promovido pelos internos da galeria B, oriundos de Pelotas, Camaquã e Rio Grande.   Depois de renderem os agentes que faziam a segurança na galeria, tomaram as chaves e começaram a abrir as demais celas e atear fogo nos colchões. As labaredas altas assustaram os vizinhos. Três caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados, sendo o fogo contido em pouco mais de uma hora.

De acordo com informações repassadas para a imprensa pelo juiz da Infância e Juventude, os motivos da rebelião são desconhecidos, mas provavelmente decorram de desavenças entre grupos de internos ou de revolta pelas constantes revistas que estão sendo realizadas no local, para coibir o ingresso de drogas, celulares e armas.  A Corregedoria do Case vai apurar o fato através de uma sindicância que será instaurada.

No início da semana, outro princípio de tumulto foi promovido pelos menores. A Brigada Militar, responsável pela segurança externa do local, foi acionada e conseguiu contê-los. Dois adolescentes conversavam com os internos através da tela de proteção, por volta das 19h, quando repentinamente tentaram pular para dentro do pátio, sendo impedidos. Numa forma de protesto, os dois internos passaram se jogar contra a tela, com a intenção de lesionar-se.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções