MERCADO : Capacidade elétrica é redobrada
Novo transformador permite o funcionamento restaurantes e eventos com mais eficiência, sem risco de queda no abastecimento
O Mercado Central recebeu um transformador que duplica a capacidade de fornecimento de energia elétrica do prédio, o que permite o funcionamento de bares e restaurantes com mais eficiência. A aquisição faz parte de uma série de investimentos do poder público ao local, como a licitação de sete bancas e o edital para a nova pintura do prédio.
A nova subestação entrou em operação no último domingo (21) e tem potência de 300 kilovoltampere (KVA), a medida da eletricidade. O anterior era de 150 KVA. Além de evitar o risco de queda de energia nos estabelecimentos, a carga irá suprir eventos culturais nos pátios internos e no Largo.
Os permissionários estão motivados com a mudança. “Dependemos de energia principalmente para o autoclave, que esteriliza os alicates”, disse a gerente de uma esmalteria, Isadora Cunha. “No verão, com o uso do ar-condicionado, ficamos sem luz algumas vezes. Agora, com o transformador mais potente, quero ver se abro mais aos domingos”, contou o proprietário de uma cafeteria, Joaquim Lasso.
A medida, que inclui a compra do transformador, a construção da subestação e a nova tubulação, foi feita através de processo licitatório. O recurso é oriundo de emenda parlamentar de R$ 233 mil, de autoria da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), e contrapartida de R$ 18 mil da prefeitura.