Mercado recebe o 3º Saber Ambiental
Conservação é um tema que tem permeado as questões ambientais e de patrimônio cultural e histórico.
Com este propósito, pelo terceiro ano consecutivo, a unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Pelotas unem-se para promover, até o dia 28 de setembro, o evento Saber Ambiental no Mercado. As atividades irão acontecer no pátio interno do Mercado Central no turno da tarde, das 14h às 16h. Escolas municipais foram convidadas para participar, sendo esperado ao todo 200 crianças.
A programação reúne atividades educativas, como palestras e jogos da Gestão Ambiental da BR-116/392, além da apresentação do projeto musical “Canção dos Bichos: rock & natureza” no formato acústico. Exemplares de animais taxidermizados (empalhados) do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) auxiliarão no diálogo com as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas (Sdeti) realizará um passeio histórico no Mercado Central e no Centro Histórico. Cada participante poderá reproduzir, em argila, a marca de uma pegada de mamífero silvestre e levar como recordação.
O evento procurou envolver parceiros que dialoguem com esta temática. “O Saber Ambiental no Mercado pode ser considerado um marco nas ações propostas no contexto da Gestão Ambiental da BR-116/392, pois consolida uma prática de articular um conjunto de parcerias que atuam neste contexto”, explicou o educador ambiental Cauê Canabarro. Estarão presentes com estande: a Embrapa Clima Temperado, o Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica (Ceama), o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.