Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mês de Janeiro aquece vendas no Comércio Gaúcho

31 janeiro
09:01 2014

                      De acordo com estudo da FCDL-RS, que mediu horas trabalhadas em diversos setores do comércio gaúcho, as lojas de material elétrico aumentaram suas horas médias trabalhadas em 29% em Janeiro.

COMPRAS de TV para os jogos da Copa já começaram Foto/DM

COMPRAS de TV para os jogos da Copa já começaram
Foto/DM

O período de altas temperaturas do verão movimenta não apenas as vendas de aparelhos de ar condicionado e ventilação. Outros setores iniciam 2014 com vendas aquecidas, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS.

Nos meses de janeiro e fevereiro o aumento do movimento no comércio gaúcho se concentra em segmentos evidentemente mais acionados em períodos de férias das famílias. Em princípio, parte das férias dos gaúchos é dedicada a pequenas reformas e consertos nas residências. O maior aumento médio de horas trabalhadas no varejo durante o veraneio fica por conta das lojas de material elétrico (29%), vidraçarias (28,8%), peças e acessórios eletroeletrônicos (18%) e lojas de tintas e material de pintura (14%).
Também no verão, o período de folga dos gaúchos é acompanhado por um sensível aumento da leitura e consequente consumo de produtos comercializados em livrarias, que apresenta a alta média de 14,6% das horas trabalhadas.

O AUMENTO do movimento nas rodovias do Estado também repercute no emprego dos estabelecimentos que comercializam combustíveis. O aumento das horas trabalhadas neste setor é de 13,7%. Os minimercados têm alta de 13,2%, telefonia e comunicação apresentam 10,3% de aumento e açougues e peixarias também vem registrando alta de 8,7%, especialmente nas praias do Litoral Norte.

Geralmente, no bimestre do ano, em âmbito estadual, que mais reduzem suas horas trabalhadas são os setores de vestuários e acessórios, artigos médicos e ortopédicos e cosméticos. Essa redução natural acontece devido a desaceleração das vendas após o período do Natal, onde empregados temporários são dispensados e há maior concentração de férias dos trabalhadores. Mais uma vez, as praias gaúchas se excluem dessa realidade. No caso do litoral, a redução das horas trabalhadas vai ocorrer somente em março, quando os empregos são retomados no restante do Rio Grande do Sul. Os dados são do Departamento de Pesquisa da FCDL-RS.

Comentários ()

Seções