MESMA TECLA : Desempenho garante sucesso
Dal Pozzo aponta o caminho para melhorar campanha: Rendimento efetivo em todos os quesitos
Desempenho como caminho para conquistar vitórias. O técnico Gilmar Dal Pozzo segue batendo nesta tecla. Ele espera que a equipe do Brasil tenha produção no jogo deste sábado, às 16h30, diante do São Bento, em Sorocaba, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Se ganhar esse jogo, o Xavante avança pelo menos duas posições na tabela de classificação – inclusive, superando o time paulista no número de vitórias.
Desde que chegou ao Bento Freitas, quando o resultado era essencial em função do desconforto da equipe na classificação, Dal Pozzo insistia que o Brasil necessitava de rendimento nas partidas. E continua cobrando a mesma coisa. “Todos os times querem ganhar o jogo, o adversário também quer ganhar. Então tem que produzir maneira para ganhar o jogo. Maneira é o quê? Produzindo. Nós queremos uma sequência de vitórias, mas antes da vitória ou do empate nós temos que produzir”, insiste o técnico rubro-negro.
A obstinação em busca de rendimento de Gilmar Dal Pozzo é tema nas entrevistas e, principalmente na conversa com os jogadores. “Os atletas têm que saber disso. Se a gente não for melhor do que o adversário, ter mais capacidade de marcação, de propor o jogo, de ser efetivo na hora de marcar o gol, a gente não vai ganhar de ninguém. A gente só vai continuar somando ponto, se tiver desempenho. Não posso cobrar vitória toda hora – é claro que eu quero… Mas eu tenho que mostrar o caminho. E o caminho é ter desempenho”, afirma o treinador.
No jogo de amanhã, Dal Pozzo tem a convicção de que o São Bento irá sair marcando sob pressão. “Temos que marcar bem e ter uma transição rápida e eficiente”, aponta. O principal é que o grupo xavante está mais aliviado e confiante, depois da vitória diante do Goiás na rodada anterior.
Repetição pela primeira vez
Gilmar Dal Pozzo terá uma situação rara nesta virada de turno na Série B do Brasileiro. Se ele quiser poderá repetir a escalação do Brasil na partida de amanhã diante do São Bento, em Sorocaba. E a tendência é essa mesmo: Tiago Cametá deve ser mantido na lateral-esquerda, embora Bruno Collaço se encontre em condições de retornar a equipe, depois de cumprir suspensão no jogo passado.
Cametá teve uma atuação destacada na vitória por 1 a 0 diante do Goiás. Por merecimento deve seguir entre os titulares. A provável formação rubro-negra é Marcelo Pitol; Eder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas e Tiago Cametá; Leandro Leite, Itaqui, Valdemir, Pereira e Lourency; Luiz Eduardo. Se esse time for confirmado, será a primeira vez na temporada que o Brasil irá repetir a escalação de uma partida para outra.
Caso vença o São Bento, o Brasil poderá passar Oeste, Criciúma e Juventude na tabela de classificação. É certo que passará à frente do próprio São Bento no número de vitória e Paysandu no saldo de gols. A equipe paraense já jogou na rodada, levando 4 a 0 em casa da Ponte Preta. O Oeste joga fora com o CRB, o Criciúma em casa com o Atlético/GO e Juventude encara o Figueirense no Alfredo Jaconi – todos os jogos no sábado.
As partidas de hoje são Goiás x CSA, Boa x Londrina e Coritiba x Sampaio Correa.