Metas físicas nas férias do Lobão
O Pelotas só começa a temporada de treinos no dia 17 de janeiro. Mas os jogadores contratados pelo clube não estão de férias, aguardando apenas o momento de retornar às atividades. O preparador físico Roberto Recart passou um “Plano de Treino”, o qual exige o cumprimento de metas pelos atletas. O objetivo é que eles se apresentem na data marcada para iniciar a pré-temporada com uma condição física ao menos razoável.
“Queremos que eles sofram menos na apresentação”, diz Recart, que tem colocado em prática esse plano de treino a cada começo de ano. Os resultados são positivos. “A pré-temporada é um período em que o atleta sofre com dores musculares. A ideia é minimizar esse sofrimento”, ressalta o preparador físico.
Roberto Recart cita o calendário dos times do interior, que não disputam competição nacional, para salientar a importância da pré-temporada. “Passamos sempre um questionário aos jogadores, perguntando a eles quantos meses jogaram nos últimos três anos. Se você perguntar isso para jogador de clube grande, a resposta será 32, 33 meses. Na nossa realidade, terá jogador dizendo que jogou apenas nove meses nesse mesmo período de três anos. Então o atleta não consegue formar um lastro físico”, comenta.
“O Pelotas fez 26 jogos nesta última temporada, disputando a Divisão de Acesso e a Copinha. O Flamengo jogou 84 partidas e o Grêmio, 79. A diferença é muito grande”, destaca Recart. O preparador físico revela que se reuniu com Daniel Carvalho na quarta-feira e definiu uma programação de treinos para ser desenvolvida nos primeiros dias do ano. “É um jogador com grande potencial técnico, mas que precisa estar bem fisicamente”, completa.