Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

METEOROLOGIA : Entrada de ar polar com queda nas temperaturas

METEOROLOGIA : Entrada de ar polar com queda nas temperaturas
05 maio
08:51 2021

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais semanais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada ontem indica entrada de ar polar que provocará queda nas temperaturas.

De acordo com o boletim, a primeira semana de maio será de mudança no tempo. Do calor de 30˚C, a temperatura diminui para menos de 10˚C com a entrada de uma frente fria ontem. O vento frio (minuano) contribuirá para deixar o estado gelado com mínimas no decorrer da semana perto de 7˚C em Pelotas, 2˚C a 3˚C na campanha, 10˚C na capital, 5˚C em Passo Fundo, 6˚C em Ijuí. A sensação de frio será mais intensa devido ao vento minuano que permite as trocas mais rápidas e eficientes de calor nas superfícies.

Há chance de geadas nas regiões da Campanha e Serra e nevoeiros fortes nas demais regiões entre a noite e ao amanhecer. As previsões numéricas indicam chuvas de moderado volume não passando de 20 mm na maioria das regiões. As chuvas ocorrerão entre terça e quarta-feira. Nos demais dias tempo bom com nebulosidade variada.

PREVISÕES E ANÁLISES

O boletim tem, ainda, a tendência para meados de maio que deve ter temperaturas amenas e mais chuva deve chegar ao estado por conta de uma nova entrada de uma frente fria. Não há, até o momento, previsão de frio intenso.

A previsão climática para o trimestre março-abril-maio é de chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses. O mês de abril foi de baixos volumes de chuva e, em muitas regiões, praticamente não choveu no mês. Na estação do
Campus Capão do Leão/Embrapa o acumulado de abril foi de 29,6 mm, enquanto que a média é de 123 mm. As projeções climáticas indicam para os meses de maio, junho e julho um volume de chuvas abaixo da média e com períodos secos relativamente longos. As frentes frias de inverno irão amenizar os períodos de chuva trazer precipitações.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções