Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Milhares tomaram a vacina contra a gripe no sábado

Milhares tomaram a vacina contra a gripe no sábado
01 maio
11:14 2016

SMS já visitou 40 casas geriátricas e, apenas no sábado, 150 domicílios de idosos

Milhares de pessoas compareceram às unidades de saúde de Pelotas neste sábado, 30 de abril, no Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde (SMS) ainda não tem as parciais de todo o Município, mas informa que registros computavam 10.320 vacinados ao longo de uma semana apenas no Centro de Especialidades.

“Há muito tempo não se tinha uma campanha como essa, com uma resposta tão imediata da população. Felizmente foi tudo tranquilo”, informa a superintendente de Ações em Saúde, Eliedes Ribeiro. Ela explica que já chegaram ao Município 69 mil doses – do total de 110 mil solicitadas pela SMS – e que existe previsão de que na terça-feira chegue um novo lote. “Em muitos postos ainda tem vacina. Pode ser que em um ou outro posto, onde o movimento é maior, acabe mais rápido, mas em seguida tornamos a reabastecê-los. Se as pessoas forem na segunda-feira e não tiver, podem retornar na terça ou quarta. Assim que chegar a nova remessa, estaremos distribuindo”, adiantou. Os telefones das unidades estão disponíveis no site da prefeitura (www.pelotas.com.br), na plataforma Clique Saúde (também pode ser acessada por celular e tablete).

Idosos fazem parte do grupo-alvo

Idosos fazem parte do grupo-alvo

A superintendente diz que o sábado foi movimentado para os trabalhadores da saúde do Município. Além daqueles que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Especialidades, outras equipes faziam a distribuição de mais um lote de 18 mil doses, que chegou à cidade pela manhã, e nas visitas a domicílios em que havia sido agendada a vacina – porque eles não tinham condições de se deslocar até o posto mais próximo. Ao todo, foram visitados 150 domicílio, apenas no sábado, e 40 de um total de 47 casas geriátricas também já foram atendidas. Das 10.329 pessoas que integram os grupos de risco, prioritários para a imunização, já vacinadas, 4.100 eram idosos.

QUEM PODE SE VACINAR?

  • * Idosos com mais de 60 anos;
  • * Gestantes;
  • * Crianças de seis meses a cinco anos incompletos;
  • * Trabalhadores na área da Saúde;
  • * Puérperas com até 45 dias após o parto;
  • * Indígenas;
  • * Portadores de doenças crônicas.

É necessário levar um comprovante da condição de prioritário, como identidade para os idosos, carteirinhas, atestados ou receitas para os que são pacientes de doenças crônicas, carteira de vacinação para as crianças ou gestantes, ou qualquer outro expediente que permita à enfermagem das UBSs certificar-se da situação de cada um.

DE QUE PROTEGE A VACINA?

A dose é trivalente, protege contra três vírus da gripe: H1N1 (gripe A), H3N2 e Influenza B.

Fotos: Marcel Ávila/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções