Diário da Manhã

terça, 19 de novembro de 2024

Notícias

MINHA CASA MINHA VIDA : Prefeitura e Caixa buscam solução para conflitos

30 junho
08:59 2017

O Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, recebeu representantes da Secretaria Municipal de Habitação e da Gerência da Habitação da CAIXA/Pelotas, que vieram em busca de solução para problemas que estão ocorrendo no Condomínio Residencial Jardins do Obelisco.

Segundo um dos representantes da CAIXA, Pablo Hoewell, a situação do condomínio em questão é calamitosa, e isso não se trata apenas de uma questão estrutural, mas principalmente social, pois moradores estão enfrentando dificuldades em virtude da existência de tráfico de drogas nos apartamentos do condomínio, que mescla famílias de baixa renda, com trabalhadores e pessoas envolvidas em situações ilícitas.

JUIZ Marcelo Malízia Cabral recebeu comitiva

JUIZ Marcelo Malízia Cabral recebeu comitiva

Ubirajara Leal, Secretário de Habitação do município, comentou que ouviu falar sobre a atuação do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Foro de Pelotas, e que gostaria de saber sobre o trabalho desenvolvido, pois talvez pudesse ser uma solução para a problemática enfrentada pelos morados do residencial.

O outro representante da CAIXA, Paulo André Alves, lembrou que tanto sua instituição como a Prefeitura foram notificados pelo Ministério Público Federal, para que solucionassem a questão de maneira rápida, e questionou Dr. Marcelo sobre como poderia se dar a retomada do condomínio, visto que encontra-se tomado pelo tráfico de drogas.

O Magistrado, diante das colocações apresentadas, comentou da atuação do CEJUSC junto ao Condomínio Residencial Buenos Aires, que passou por um problema parecido e contou com a ajuda dos mediadores do Poder Judiciário. O CEJUSC atuou por cerca de 1 ano junto ao condomínio e os moradores do local, chegando à pacificação do residencial após esse trabalho. Comentou ainda que o CEJUSC possui um projeto chamado de “Bons Vizinhos”, que visa a solução de problemas de convivência entre moradores dos residenciais populares do município e, que foi implantado e é coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec) – por meio do CEJUSC, em uma parceria com a Secretaria de Habitação de Pelotas.

Ao fim do encontro, Dr. Marcelo prontificou-se em realizar o contato com o CEJUSC e solicitar a organização de uma equipe para se deslocar até o Residencial Jardins do Obelisco, mas pediu que a Prefeitura e a CAIXA direcionem estrutura necessária para receber os mediadores, que irão realizar um trabalho de mediação e solução dos problemas exigentes entre os moradores e suas dificuldades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções