Ministério Público no combate ao ódio antissemita e racista
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado do Rio Grande do Sul (FIRS) assinaram, termo de cooperação interinstitucional.
ACORDO – O objetivo do acordo, subscrito na sexta-feira, é promover a permanente reflexão, diálogo, troca de informações e ações articuladas, conjuntas e estratégicas de combate às manifestações de ódio e de intolerância de caráter antissemita ou racista.
O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno, pelo vice-presidente da Conib, Daniel Leon Bialski, e pelo presidente da FIRS, Sebastian Watenberg.
O procurador-geral de Justiça em sua manifestação ressaltou que o MPRS atua com base no diálogo e na compreensão, sem esquecer da postura firme contra a discriminação. “Este acordo ajudará na promoção da educação, principalmente, com capacitações e palestras que tratem da temática de combate às manifestações de ódio e intolerância de caráter antissemita ou racista”, afirmou.
Angela Rotunno reforçou a importância do acordo assinado, salientando que “o diálogo com entidades representativas é fundamental para o adequado direcionamento das questões que envolvem toda forma de discriminação. A parceria com certeza será frutífera, irmanados na busca da prevenção e repressão desse tipo de crime”.
Esteve presente na celebração do acordo de cooperação o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Luciano de Faria Brasil.