Ministro Padilha garante prioridade ao aeroporto de Pelotas
“O ministro Eliseu Padilha nos garantiu que o aeroporto de Pelotas está entre os cinco prioritários no Rio Grande do Sul a receber melhorias e confirmou que as obras serão feitas ainda este ano.” A informação vem do prefeito Eduardo Leite, que esteve na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, nesta quarta-feira, em Brasília.
Eduardo destacou à equipe do ministro que o número de voos realizados pelo aeroporto de Pelotas aumentou muito, a partir da entrada da Companhia Azul, de três mil para 60 mil voos ao ano, destacou que o governo municipal está fazendo o seu papel – os planos de asfaltamento contemplam as vias de acesso ao aeroporto, até a BR-116 -, disse que a prefeitura atende todas as determinações da Infraero e da Aeronáutica, de limite na altura de prédios no chamado “cone aéreo”.
Por estas razões, o prefeito Eduardo Leite disse que espera consolidar o aeroporto de Pelotas como um polo regional aéreo e pediu ao ministro que a Secretaria de Aviação Civil atenda, com a maior brevidade possível, as melhorias no aeroporto de Pelotas, identificadas em relatório da Infraero Regional, localizada no Município.
Entre as ações apontadas pela Infraero estão o recapeamento e melhoria da estrutura da pista de vôo e na estrutura interna do prédio, aquisição de equipamentos e a ampliação da área destinada a estacionamento de veículos.
Acompanhando o prefeito na audiência, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, relatou o trabalho em conjunto que vem sendo feito entre os governos municipal de Pelotas, estadual do RS e o governo do Uruguai, no sentido de internacionalizar, na prática, o aeroporto de Pelotas. A meta é criar ao menos duas escalas semanais nos vôos Porto Alegre-Montevidéu. “Recebemos instruções para reunir todas as informações, referentes a isso, e encaminhá-las à Secretaria de Viação Civil.
A agenda com o ministro Padilha foi articulada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do RS, Fábio Branco, dando andamento às demandas apresentadas na última vinda dele a Pelotas, em 27 de março, em composição da ata de trabalho que está sendo desenvolvida em conjunto pelo governo municipal e a sua Secretaria.
O aeroporto de Pelotas, que se chamava Bartolomeu de Gusmão, passará a se chamar Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em homenagem ao escritor pelotense. “O encaminhamento para a troca foi feito e a Infraero aprovou. Agora só falta o referendo da Presidência da República”, explicou Estima.