Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Ministro Pepe Vargas participa hoje da formatura do programa “Mulheres Mil” em Pelotas

31 janeiro
09:07 2014
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é presença confirmada na solenidade formatura do programa Mulheres Mil em Pelotas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é presença confirmada na solenidade formatura do programa Mulheres Mil em Pelotas.

A cerimônia de entrega dos certificados às alunas dos cursos de Empregada Doméstica e Cuidador de Idosos, oferecidos pelo câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), está marcada para as 19h30min desta sexta-feira, no auditório da própria escola – Praça 20 de Setembro, 455.

Pepe Vargas desembarca no aeroporto de Pelotas na sexta, às 9h30min. Às 10h, na Embrapa Clima Temperado, fará a entrega oficial de equipamentos previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Já às 15h, também na Embrapa, o ministro participará de uma reunião com integrantes da cadeia do pêssego.

O último compromisso da agenda será a formatura da segunda edição do programa Mulheres Mil, coordenado na cidade pelo câmpus Pelotas do IFSul. Há dois anos, a escola oferece cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2012, foram capacitadas 64 alunas, sendo 17 de Piratini (RS), no curso de Gestão de Resíduos Sólidos, e outras 47 de Pelotas (RS), no de Cuidador de idosos.

No ano passado, a proposta foi dar continuidade e aprimorar cada vez mais a iniciativa. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e a vocação econômica regional. Além de reeditar o curso de Cuidador de Idosos, o câmpus Pelotas ofereceu também o de Empregada Doméstica. Ao todo, 73 mulheres se inscreveram para estas duas capacitações e, nesta sexta (31), 54 receberão seus certificados de conclusão.

INCLUSÃO

O Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, beneficiando mulheres em situação de vulnerabilidade social através do acesso à educação profissional, ao emprego e renda.

O programa faz parte das ações do Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. A iniciativa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e aprovada por 191 países.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções