MISSÃO COMPLICADA : Sonho é fazer história Beira-Rio
Pelotas espera surpreender Internacional para afastar a desconfiança neste começo de Campeonato Gaúcho
A equipe do Pelotas – treinada por Diego Gavilán – pode fazer história nesta quinta-feira, caso vença o Internacional, às 21h15, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no jogo da segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Afinal, o Lobão não vence esse adversário na casa colorada há 38 anos. A vitória áureo-cerúlea também mandará para longe a desconfiança que cerca à Boca do Lobo, depois da derrota na estreia no Gauchão por 1 a 0 para o Juventude em Rio Grande.
É claro que o favoritismo é do Inter – mesmo que seja o primeiro jogo da equipe principal, que está ainda em ritmo de pré-temporada. “O Gavilán está procurando armar a equipe, com forte marcação, e para tentar achar um gol e chegar à vitória”, disse ontem o gestor técnico Marcelo Sangaletti, que mantém a confiança em função do rendimento do time no jogo de estreia. O dirigente ressalta que o Pelotas teve bom rendimento contra o Juventude, mas foi “castigado” com gol logo aos cinco minutos.
DESFALQUES – A má notícia para os torcedores do Pelotas é a ausência de John Lennon – justamente o principal destaque da equipe na partida anterior. É mais um jogador que apresenta problema muscular neste começo de temporada. O mesmo tipo de lesão já tirou Wallace e Makelele desses primeiros jogos do campeonato. Reinaldo Dutra chegou a ter a escalação colocada em dúvida, mas deve ser escalado diante do Inter. A novidade no banco de reservas é o paraguaio Júlio Santa Cruz.
A vaga na lateral-direita, substituindo John Lennon, será ocupada por Adriano Lara. Outra mudança no sistema defensivo é a entrada de Felipe no lugar de Luiz Felipe. Desta forma, Gavilán remonta a zaga do título da Divisão de Acesso. O treinador paraguaio, que preferiu não conceder entrevista na véspera do jogo, sabe da importância dessa partida. Em caso de derrota, o que seria a lógica do confronto, a pressão será enorme para o jogo de domingo contra o São Luiz na Boca do Lobo.
Inter confirma equipe principal
O que era esperado se confirmou: o Internacional irá jogar com sua equipe principal a partida desta quinta-feira, às 21h15, no Beira-Rio, contra o Pelotas, pela segunda rodada do Gauchão. O técnico Odair Hellmann confirmou a estreia de Bruno na lateral-direita, já que Zeca será “preservado” em função de um desconforto muscular. William Pottker começa o ano como centroavante titular.
A presença de Bruno na partida de hoje depende ainda da publicação do nome do atleta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. No entanto, Odair antecipou nesta quarta-feira que o ex-jogador do Bahia irá enfrentar o Pelotas. “Quanto ao time, o Bruno joga. O time que inicia é o que foi treinado segunda-feira à tarde. O Zeca, da mesma forma que o Uendel, sentiu desconforto no dia a dia de treinamentos. Temos por hábito preservar situações”, disse o treinador.
O time principal do Inter fará o primeiro jogo do ano, depois de uma pré-temporada custa (apresentação do elenco colorado se deu no dia 3 de janeiro). Esse problema é, porém, minimizado pela manutenção da base do ano passado, com apenas duas modificações: Bruno na lateral-direita e William Pottker, que herdou a vaga que era de Leandro Damião no comando de ataque.
“Temos uma ideia bem consolidada. Desde o ano passado. A estagnação não existe. Um jogo é movimentos constantes e buscas de soluções para todas as situações. Treinamos variações táticas com mesmos jogadores, com jogadores de características diferentes”, frisou Odair.
O Inter estreou no Gauchão, com equipe composta por reservas e jovens da base. Mesmo assim fez o suficiente para derrotar o São Luiz por 1 a 0 em Ijuí. Uma vitória nesta noite diante do Pelotas encaminhará um bom começo de temporada – diferentemente de anos anteriores, quando os primeiros jogos trouxeram desconfiança e instabilidade. Além de Uendel e Zeca, o meia Matheus Galdezani, o lateral-direito Dudu, o goleiro Danilo Fernandes e o zagueiro Emerson Santos estão lesionados.
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba
Bruno
Rodrigo Moledo
Victor Cuesta
Iago
Rodrigo Dourado
Edenilson
D’Alessandro
Nico López
Patrick
William Pottker
Técnico: Odair Hellmann
PELOTAS
Airton
Adriano Lara
Dão
Felipe Chaves
Giménez
Reinaldo Silva
Reinaldo Dutra
Germano
Leo Costa
Jarro
Giovane Gomez
Técnico: Diego Gavilán
- Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
- Data: 24/1/2019 (quinta-feira)
- Horário: 21h15
- Árbitro: Lucas Guimarães Horn
- Assistentes: Maurício Coelho da Silva Penna e André da Silva Bitencourt
- Quarto árbitro: Antônio Augusto Meyer Barreto