Mobilização regional pela construção do HE-UFPel
Objetivo é manter o projeto inicial de 364 leitos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
“A região Sul precisa de um hospital de grande porte e 100% SUS”, destaca o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, vereador Cristiano Silva (PSDB), que lidera uma mobilização regional para a manutenção dos 364 leitos 100% SUS, previstos inicialmente no projeto de construção do novo Hospital Escola (HE-UFPel). Na quarta-feira (04), ele obteve o apoio das Câmaras de Vereadores da região, durante reunião virtual, que teve a participação dos presidentes e representantes dos Legislativos, que se comprometeram em apresentar moções de apoio à manutenção da proposta inicial. “Não abriremos mão de um hospital de grande porte e 100% SUS”, reitera Silva. Segundo ele, esta é a primeira de uma série de ações que devem ser realizadas a partir desta união de forças entre os Legislativos da região.
Ele lembra que, há quase 10 anos foi lançado o primeiro edital de licitação para a construção do hospital. Na época, a previsão era de 364 leitos, mas houve uma reformulação no projeto, com a perda de aproximadamente 110 leitos, ou seja, a construção prevê, agora, um hospital de médio porte.
Segundo o vereador, o Conselho Departamental da Faculdade de Medicina, instância máxima das deliberações da Famed, luta para que seja mantida a ideia original. Já a direção do HE-UFPel, que integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se manifesta a favor da reformulação da proposta para um hospital de médio porte. A justificativa seria o quantitativo de recursos humanos necessários para a manutenção dos 364 leitos.
Atualmente, o HE-UFPel que funciona em instalações alugadas, dispõe de 175 leitos, o que já indica um hospital de médio porte. Desses, apenas 53 são disponibilizados para o atendimento de retaguarda, ou seja, para urgência e emergência dos atendimentos que chegam do Pronto Socorro de Pelotas (PSP). “O HE UFPel é referência em saúde pública, pois acolhe muitos pacientes de municípios da região”, diz o vereador que busca o apoio de representantes políticos da região, a fim de fortalecer a reivindicação. “Com a construção do Pronto Socorro Regional, será preciso propor retaguarda para esses pacientes”, ressalta.
Relembre
Desde a campanha eleitoral, a área da saúde sempre foi uma das principais bandeiras de Silva, que busca um sistema de saúde de qualidade para todos. No mês de julho, ele obteve importantes adesões à reivindicação regional, o da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas que garantiu seu apoio à mobilização, durante reunião realizada no dia 26, e do senador Luís Carlos Heinze.
O senador se prontificou em abraçar a luta e prometeu conversar com os representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a revisão do quantitativo de recursos humanos, entrave para a manutenção do número de leitos previsto no projeto inicial.