Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

MORDIDA: Suárez recebe pena rigorosa

27 junho
09:46 2014

Luis Suárez foi suspenso por nove jogos da Seleção Uruguaia pela Fifa. Como a punição começa a valer a partir de sábado, quando o Uruguai irá enfrentar a Colômbia pelas oitavas de final, o atacante está fora da Copa do Mundo. A pena afasta o jogador de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses e Suárez terá ainda que pagar uma multa. É a punição mais rigorosa aplicada pelo Comitê Disciplinar da Fifa em um Mundial.

Na partida de terça-feira, Suárez se descontrolou e deu uma mordida no ombro do italiano Giorgio Chiellini na partida realizada na Arena das Dunas, em Natal. O episódio passou despercebido pelo árbitro do jogo, o mexicano Marco Rodríguez. O atacante uruguaio é reincidente nesse tipo de agressão (pouco comum) ao adversário. A Federação Uruguaia terá 21 dias para apelar da decisão, mas o recurso não tem efeito de suspender temporariamente a pena.

“Luis Suárez foi considerado culpado por quebrar a regra estipulada no artigo 48, parágrafo 1º do código disciplinar da Fifa, e o artigo 57. Ele está suspenso por nove partidas. A primeira partida da suspensão será servida no próximo jogo da Copa do Mundo entre Uruguai e Colômbia”, disse a Fifa, em comunicado, citando que este número serve para jogos de seleção.

De acordo com o artigo 22 do código disciplinar da entidade, Suárez está suspenso também do futebol por quatro meses, o que deve inviabilizar sua transferência do Liverpool para o Barcelona. A pena estabelece também uma multa de 100 mil francos suíços (equivalente a R$  250 mil).

Suárez é consolado por membro da comissão técnica do Uruguai antes de volta para Montevidéu

Suárez é consolado por membro da comissão técnica do Uruguai antes de volta para Montevidéu

LÁGRIMAS – Destemido ao enfrentar os zagueiros adversários, Suárez desabou ao saber da punição imposta pela Fifa, a qual foi anunciada na manhã desta quinta-feira. O atacante caiu no choro ao ser informado que terá que cumprir nove jogos de suspensão pela Seleção Uruguai e ficar afastado do futebol por quatro meses por ter mordido o ombro de Chiellini.

Além de não poder jogar, Suárez teve que sair imediatamente do hotel em que o Uruguai está concentrado. A punição não permite que o jogador fique em nenhum ambiente Fifa. Ele retornou na tarde de ontem para Montevidéu. Ele não pode sequer, durante esse período, entrar num estádio para assistir à uma partida de futebol.

O Comitê Disciplinar da Fifa baseou sua decisão nas imagens e nos depoimentos dos envolvidos. Certamente pesou o antecedente do jogador, que pela terceira vez praticou esse tipo de agressão. A primeira vez foi em 2010, quando jogava pelo Ajax, da Holanda. Enfurecido, ele atacou Otmann Bakkal, do PSG. Nessa oportunidade, ele pegou sete partidas de suspensão. A segunda ocorreu em 2013 numa partida entre Liverpool e Chelsea. O uruguaio mordeu Branislav Ivanovic e foi suspenso por 10 jogos.

Entre as muitas consequências da punição está o cancelamento do contrato de ações publicitárias com a Adidas. Suárez tem ainda um processo por racismo: ofensas ao lateral-esquerdo Evra, do Manchester United.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções