Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

MORRO REDONDO : Espaço da Cosulati é arrendado por grupo de Santa Catarina

MORRO REDONDO : Espaço da Cosulati é arrendado por grupo de Santa Catarina
12 maio
09:07 2021

Salvação a caminho. É o previsto a partir do arrendamento por dez anos da estrutura do incubatório da Cooperativa Sul-riograndense de Laticínios (Cosulati), em Morro Redondo, à West Aves, de Santa Catarina. O contrato entre as partes já está formalizado e o acordo prevê o repasse ao grupo catarinense do incubatório e da área de recria de matrizes da Cooperativa, que se encontra em fase de autoliquidação.

“Não queremos terminar com a cooperativa, e sim, salvá-la”, diz o liquidante da Cosulati, Almir Fernando Mendonça. O cálculo das dívidas da cooperativa, no momento, é de cerca de R$ 300 milhões.

Um novo acordo entre as partes pode selar contrato envolvendo o abatedouro da Cosulati. “Há uma minuta sendo elaborada nesse sentido”, revela Adílson Mognol, diretor da West Alves, que tem sede na cidade de Presidente Castelo Branco, em Santa Catarina.

As operações da empresa catarinense em Morro Redondo  devem começar depois da retirada, pela Cosulati, dos equipamentos que estão no local e não foram envolvidos na negociação. Toda a estrutura da cooperativa em Morro Redondo está fechada desde 2016.

Outra aposta as West Aves em Morro Redondo é a instalação de de avozeiros – local onde as aves geram as matrizes que serão cruzadas para gerarem os ovos que irão para o incubatório – em Piratini. O investimento gira em torno de R$ 10 milhões.

LEITE – Atualmente, a Cosulati mantém em funcionamento apenas a fábrica láctea localizada em Capão do Leão, na qual produz itens como leite em pó, manteiga, nata e doce de leite, entre outros. A recuperação extrajudicial começou no final de 2016.

ANIVERSÁRIO

A notícia do acordo envolvendo a Cosulati e o grupo de Santa Catarina alegra autoridades e comunidade de Morro Redondo, na semana de aniversário do ex-8º distrito de Pelotas. Nesta quarta-feira(12) o município comemora 33 anos de independência político-administrativa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções