MOSTRAS : IFSul recebe público em exposições
O IFSul/câmpus Pelotas realiza, desde ontem, a sua 6ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob). O evento prossegue hoje, com mais de 160 projetos inscritos para a edição deste ano, oriundos de instituições de ensino de vários municípios gaúchos.
A Mostrarob superou as 86 inscrições registradas no ano passado e deu um passo gigantesco para se consolidar de vez como um dos principais eventos do instituto federal.
Conforme os organizadores, o recorde no número de projetos inscritos está diretamente relacionado à ampliação das áreas de conhecimento na categoria Exposição Técnico-Cientifica, que subiram para oito: Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Computação, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Química, Engenharia Civil, Linguagens, Matemática e Física; e Mecatrônica e Eletroeletrônica.
Todas as atividades previstas para os dois dias de Mostrarob serão realizadas no saguão do câmpus Pelotas, inclusive as tradicionais disputas de robótica, nas categorias Sensor de Obstáculos, Seguidor de Linhas Pró, Lego e Seguidor de Linhas Analógico, uma das principais atrações do evento.
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação ocorrerá no final do evento, a partir das 20h de hoje, no auditório principal. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas; e, excepcionalmente nesta edição, o projeto de maior destaque, segundo avaliação de uma comissão especial, levará o prêmio Teodolito. Todos os projetos participantes receberão certificados.
Além destas premiações, serão selecionados quatro projetos para participar da 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo.
Idealizada em 2011 por integrantes do Laboratório de Pesquisa e Inovação do curso técnico em Eletrônica, o LAB 14, a Mostrarob é realizada anualmente, dando espaço para que projetistas de diferentes áreas do conhecimento possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, visando propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.
MOSTRA PARALELA
Mais de 900 estudantes de escolas públicas e privadas de Pelotas devem marcar presença no câmpus Pelotas, durante a realização da Mostra de Cursos 2017. O tradicional evento promovido pela maior unidade do IFSul tem como objetivo apresentar os cursos hoje oferecidos àqueles que sonham em ingressar em uma das instituições de ensino mais conceituadas do país.
A Mostra de Cursos conta com visitas guiadas, na qual as turmas inscritas, de diferentes escolas da cidade, realizam um tour pelas dependências do câmpus Pelotas. O roteiro inclui um passeio pelos pavilhões e laboratórios de vários cursos, além da exibição, no auditório principal, de um vídeo institucional sobre a história do instituto federal.
Conforme a direção do câmpus Pelotas, a Mostra de Cursos 2017 está sendo realizada para que os visitantes possam conhecer também a 6ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob), evento organizado pelo Laboratório 14, do curso técnico em Eletrônica.