Mototaxistas reativam sindicato
Categoria faz assembleia e elege direção da entidade que estava fechada desde o ano 2007
Agregar e organizar a categoria com vistas a melhorar e qualificar os serviços prestados, além das condições de sua prestação. Também está dentre as prioridades a garantia da concessão permanente da placa ao prestador do serviço. É assim que o Sindicato dos Mototaxistas de Pelotas (SindiMotoPel) retoma suas atividades após alguns anos fora da ação sindical. Algumas questões legais acabaram meio que extinguido a entidade representativa dos trabalhadores mototaxistas, em 2007.
A partir do apoio do empresário Wilson Goebel, a entidade está de volta, forte e determinada a criar um novo momento aos trabalhadores do setor e a população usuária. Os trabalhadores se organizaram em assembleia e votaram para escolher seus representantes e dirigentes pelos próximos quatro anos.
“Nosso interesse é prestar um serviço com qualidade e que seja reconhecido pela comunidade”, diz Cláudiomar Feijó, o Claudinho, presidente do Sindicato, lembrando que isso passa por uma mudança na cultura, usuária e dos trabalhadores do setor. Ele aponta que os usuários devem sempre buscar a identificação do mototaxista para evitar a pejoração da imagem da categoria por maus profissionais ou até mesmo falsos profissionais.
“Isso é outro fato que preocupa. Nós queremos ser reconhecidos e respeitados por nosso trabalho, mas é comum sermos confundidos com clandestinos que mancham a nossa imagem”, observa Claudinho, que vai além:
“Queremos, sim, que haja uma fiscalização sobre os trabalhadores, mas que essa seja justa”, confirma.
De acordo com o sindicalista, atualmente existem 408 mototaxistas formais, legais, em Pelotas. E um número igual, ou maior, existem também os “piratas, clandestinos”, que eventualmente fazem algum tipo de serviço, sem nenhum compromisso.
A batalha dos dirigentes começa com a reorganização dos trabalhadores, que voltarão à sede da entidade, na rua General Teles, 140. A partir de agora, os líderes da organização passarão a “correr” atrás da formatação de mecanismos que possibilitem o atendimento às suas reivindicações e demandas. Atualmente, os mototaxistas proprietários estão isentos do pagamento de IPVA. Mas eles querem mais.
Mais informações sobre a nova entidade podem ser obtidas pelo telefone (53) 8402-4453, com Claudinho.
DIREÇÃO
Presidente: Claudiomar Feijó
Vice-presidente: Paulo Lemos
Secretário: Geovane Nascimento
2º secretário: Rodrigo Moreira
Tesoureiro: Ilmo Vellar
2º tesoureiro: Cedenir Quevedo
CONSELHO
Luciano Cunha, Antônio Marcos Lopes e Luis Carlos Afonso