MOVIDA SCHLEE : Livros, fotos e música no Mercado Público
Festa literária no sábado das 16h às 22h
Por Carlos Cogoy
Contrariando o falecimento há três anos, o jaguarense/leonense/pelotense Aldyr Garcia Schlee está presente. Autor de quinze livros, desenhista, botonista no futebol de mesa, pesquisador, e até professor universitário, Schlee será reverenciado na festa literária que será realizada sábado no Mercado Público. Das 16h às 22h, estará acontecendo a “Movida Schlee”, programação que terá lançamento de dezesseis livros, “Sarau Visual ExpoPhotos” do fotógrafo Gilberto Perin, e apresentação musical com Maurício Barcellos, Sulimar Rass e Paulo Timm. A iniciativa é do editor e autor Alfredo Aquino, que salienta a inauguração do Espaço de Leitura Schlee no Mercado.
LIVROS – O jornalista, cronista e pesquisador Luiz Carlos Vaz, autografa “A história de Abel”, que reúne crônicas e memórias. Paulo Rosa lança “Andar Térreo”, volume de crônicas. A poeta Ayalla de Aguiar – premiada em Portugal recentemente -, autografa “Três Metades de Mim”, e “Terra – Uma Poética de Nós”. Outro autor será João Félix Soares Neto, que estará lançando o romance “A Forja do Salus”. Cleonice Bourscheid lança o livro de arte, poesia e fotografia “Ave, Tekohá”, e os infantis “Curumim” e “Vovô, Vicente e o Vento”. Já Mariana Ianelli autografa o livro de poesia e arte “América”, volume com poemas “Moradas”, antologia poética “Manuscrito do Fogo”, obra premiada que reúne crônicas “Dia de Amar a Casa”, e o infantil “Dia no Ateliê”. O escritor e letrista jaguarense Martim César, lança “Soterrados” – volume de arte e poesia -, e os livros de contos “Um País Além dos Mapas” e “Sangradouro”.
MÚSICA – Na “Movida” – alusão à movimentação artístico-cultural que o Schlee instigava nos amigos -, grupo Náugrafos Urbanos estará lançando o disco “Relógios de Areis”. Às 20h15min, show com Maurício Barcellos, que apresentará duas canções para Aldyr Garcia Schlee. Em vídeo, será exibido o poema “Alfonsina e o Mar” de Martim César. Às 20h30min, show com Ricardo Fragoso e Rô Bjerk. Participação especial de Sulimar Rass e Paulo Timm, com três canções homenageando o autor de obras como “Don Frutos”, “Os limites do impossível – os contos gardelianos”, “Linha Divisória”, “Contos de Futebol” e “Uma terra só”.