MOVIMENTO FEMINISTA : Paula cria a Coordenadoria da Mulher
Representantes do Conselho Municipal da Mulher, acompanhados do músico Gilmar Bandeira, estiveram no gabinete da prefeita Paula Mascarenhas, na manhã de ontem, para uma homenagem que marcou o início da Semana da Mulher no Município.
Durante sua fala, Paula anunciou a criação da Coordenadoria da Mulher, uma antiga reivindicação do movimento feminista de Pelotas.
A Coordenadoria será oficialmente criada dia 13, na comemoração dos três anos do Centro de Referência da Mulher. A primeira coordenadora será a atual coordenadora do Centro da Mulher, Myriam Viegas, o reconhecimento pelo trabalho realizado pela psicóloga.
HOMENAGEM
Ao som de “Dona” de Sá e Guarabyra, e após “Te amo espanhola”, de Flávio Venturini, Bandeira guiou cerca de 20 mulheres do Conselho da Mulher e da equipe da prefeita para dentro do Gabinete. Após as músicas, o início da homenagem do Conselho à primeira prefeita eleita de Pelotas, as falas das participantes reforçaram a sua importância na história do Município.
A secretária de Governo, Clotilde Victória, leu um poema e lembrou que aquela era uma homenagem a uma grande mulher, Paula, mas também a todas “as mulheres anônimas, às milhares de marias”. Myriam leu uma carta do Conselho em que ressalta a esperança na gestão de Paula, com um governo marcado pela transparência e honestidade, que acredita “nas políticas públicas como espaços importantes para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, onde mulheres e homens sejam parceiros de vida, onde a violência seja banida e substituída por respeito e amor”. Outro ponto destacado foi a escolha da secretária da Saúde, Ana Costa e, principalmente, da criação da Secretaria de Governo e a indicação de Clotilde para a titularidade. Além do “grande ganho” de quatro mulheres terem sido eleitas para a Câmara de Vereadores – Daiane Dias, presente na atividade; Zilda Bürkle, Fernanda Miranda e Cristina Oliveira. Para elas, a união de todos, cada um com seu papel na sociedade, dá força para o lema da campanha deste ano: Nenhuma a menos na política, educação, saúde e segurança.
O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, também participou da atividade.