MP denuncia o porteiro acusado de matar namorada a facadas no Fragata
O porteiro João Pedro Gouveia da Silveira, de 66 anos, foi denunciado pelo Ministério Público, através do promotor José Olavo Passos, por homicídio qualificado praticado por motivo torpe que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Ele é acusado de matar a facadas a namorada Jussara Guiote Cames, de 48 anos. O juiz titular da 1ª Vara Criminal, Régis Vanzin, tem dez dias para se manifestar sobre a denúncia oferecida pelo promotor. O acusado está preso preventivamente.
O feminicídio ocorreu na noite do dia 15 de novembro, dentro da casa da vítima, na Rua Arnaldo da Silva Ferreira, na Guabiroba, no Bairro Fragata, onde também estava sua filha. O porteiro foi preso em flagrante, logo após ter praticado o brutal assassinato.
A filha de Jussara, que estava no quarto, ouviu a discussão e os gritos da mãe, dizendo “para, para” e ao sair para intervir na situação, viu João Pedro com a faca na mão, e a mãe caída no chão toda ensanguentada e agonizando. Enquanto a adolescente saiu em busca de ajuda, o acusado fugiu de bicicleta, mas acabou sendo preso e a faca apreendida. Ele assumiu ter matado a namorada.
Jussara que tinha vindo de Canguçu, do sepultamento de sua mãe, foi atingida por várias facadas. O crime teria sido motivo por ciúmes, já que a vítima, segundo ele, teria sorrido com seu ex-marido durante o sepultamento da mãe.
De acordo com o depoimento de testemunhas, o acusado tinha um ciúme doentio da vítima e já vinha fazendo ameaças a ela. Também apresentava histórico de violência doméstica em relacionamento anterior. A briga com Jussara teria começado logo que ela chegou em casa de volta do enterro. Ele queria fazer uma janta e ela, que não aceitou porque estava cansada, tendo iniciado a discussão.
◘ Segurança
Na tarde de ontem, o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, e o subchefe de Polícia, delegado Leonel Fagundes Carivali, participaram de uma reunião com o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior.
O encontro, realizado no Centro de Treinamento da Procergs, que é a sede da transição do Governo, faz parte de uma série de reuniões relacionadas ao processo de transição das vinculadas da Segurança. O objetivo é obter um panorama administrativo mais completo acerca da situação das entidades em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Além de informações sobre efetivos, estrutura administrativa e patrimônio da Polícia Civil, também foram apresentados ao vice-governador eleito dados acerca de ações e operações da Instituição por todo o Estado.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Chefia de Polícia, delegado Marcelo de Moraes Hartz, a diretora da Divisão de Planejamento e Coordenação (Diplanco), delegada Andrea de Melo da Rocha Mattos e a diretora do Departamento de Administração Policial (DAP), delegada Elisangela Piccoli de Bastiani.
◘ Acidente
Um veículo VW Gol atingiu um poste de iluminação no, km 117 da BR-392, na altura do trevo da Nutrisa, em Canguçu. Chovia no momento do acidente e o condutor não se feriu. O acidente ocorreu no fim da tarde de terça-feira. A Ecosul atendeu e sinalizou o local. Foi realizada a manutenção da iluminação e sinalização do trevo pela Ecosul durante a noite.
◘ Taxista
Um taxista foi assaltado por um homem armado. O roubo ocorreu às 4h, quando o suspeito chegou no ponto em que o motorista trabalha, na Avenida Bento Gonçalves e solicitou uma corrida até o Corredor do Obelisco. Com revólver apontado para sua barriga, o taxista foi obrigado a entregar R$ 130,00 e o celular.