Mudanças no transporte coletivo completam um ano
Foi registrado ontem o primeiro ano de funcionamento do novo sistema do transporte coletivo, que trouxe boas mudanças para o dia a dia dos usuários.
Regido por contrato resultante de processo de licitação, o novo sistema retirou de circulação os ônibus com mais de dez anos de uso e acrescentou 104 zero quilômetro à frota das linhas urbanas, todos equipados com GPS e câmeras de vídeo, dando maior segurança aos passageiros. A frota possui sistema de acessibilidade, com elevador e local adequado para maior conforto do cadeirante.
São três milhões de passageiros por mês. Trinta e seis milhões nestes 12 meses de serviço. A integração tarifária, que permite ao usuário utilizar mais de uma linha para seu deslocamento, no espaço de uma hora entre uma e outra, pagando o valor de uma só passagem, está em pleno funcionamento. A média chega a 135 mil integrações mensais, 4,5% do número total.
Passagens inteiras são a maioria no serviço, 64,9% com 1.945.000,00 pagantes. Estudantes atingem a média mensal de 10,3% com 310 mil passagens. Gratuidades chegam a 20%, com 610 mil usuários por mês – destes: 215 mil passageiros de 60 a 64 anos; 243 mil são maiores de 65 anos; 138 mil são pessoas com deficiência; e 14 mil com outros tipos de gratuidade.
Neste primeiro ano, o departamento de Transporte da Prefeitura atuou diretamente na fiscalização e monitoramento das linhas de ônibus que circulam na cidade. Diariamente a equipe acompanha, através do sistema instalado na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a rota dos veículos e aponta possíveis anormalidades que venham a ocorrer, seja nos atrasos, na super lotação ou no não cumprimento dos itinerários – e, para corrigir isso, notifica o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), que tem por obrigação contratual cumprir a demanda.
O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, salienta o trabalho fundamental realizado pelo departamento na fiscalização do transporte coletivo. “Poucas reclamações chegam à Secretaria e muito se deve ao acompanhamento diário das linhas, o monitoramento e as mudanças que repassamos para o Consórcio aplicar”, afirmou Al Alam.
Hoje, o usuário também consegue controlar os horários do ônibus até o momento em que ele irá passar na sua parada, através do aplicativo de celular Cittamobi. Neste primeiro ano de funcionamento, aproximadamente 68.500 pessoas já fizeram o download do app, que permite também enviar criticas, tirar dúvidas e fazer sugestões sobre o que ocorre no dia a dia do transporte coletivo.
Outra inovação registrada foi no processo de bilhetagem eletrônica, com a criação do cartão PraTi, destinado a todos os usuários do transporte coletivo urbano. O uso não é obrigatório: o pagamento em dinheiro segue sendo aceito normalmente. Com o cartão, contudo, o usuário pode fazer uso da tarifa integrada. No total, 126.842 usuários utilizam atualmente o cartão PraTi.
A modalidade que se destaca é a vale-transporte, com 48.834 cartões. Estudantes ocupam o segundo lugar no ranking – 29.295 circulam nos ônibus, com tarifa diferenciada (60% de desconto) e possibilidade de realizar recarga via internet. Há um portal exclusivo para acesso estudantil, no site do Consórcio: http://www.pratipelotas.com.br.
O número de cartões emitidos pelo CTCP, correspondente a cada modalidade além das anteriores, é o seguinte:
Sênior:
- – idosos acima de 65 anos – 21.793
- – entre 60 e 65 anos incompletos – 13.484
Portadores de necessidades especiais
- – com acompanhante – 2.391
- – sem acompanhante – 3.201
- Cidadão e empresarial – 9.571
- Agentes de trânsito – 105
- Acompanhantes que retornam sozinhas – 350
Segurança
- – Policiais civis – 98
- – Militares – 677
- – Federais – 6
- – Bombeiros – 37
A sede do cartão PraTi está localizada na avenida Bento Gonçalves, nº 3.384, no shopping Lobão.