Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

MULHER NEGRA : Semana com debates sobre a saúde, feminismo e educação

27 julho
09:14 2021

“Eu preta, tu preta, nós as pretas pelotenses”, é o lema da programação

Por Carlos Cogoy

Griô Sirley Amaro homenageada com placa no Mercado

Às 19h desta terça, live com o tema “Saúde Mental da Mulher Negra”. A mediação será da historiadora Francisca Jesus, com a participação das psicólogas Leonor Tarques e Taís Costa. Para assistir, acesse Conselho da Mulher de Pelotas no Facebook.

O debate integra a programação da 1ª Semana da Mulher Negra Pelotense, que iniciou ontem, com descerramento de placa no Mercado. A homenagem destaca a Griô Sirley Amaro, falecida em outubro do ano passado. Na abertura da programação, também houve a entrega da cartilha antirracista “Retire o racismo das palavras utilizadas no seu cotidiano”, iniciativa da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/Pelotas.

À noite foi realizada a live “Precisamos falar sobre feminismo negro”, que contou com Fran Rodrigues, Karla Meura e Raquel Moreira. Mediação de Tuane Tarques.

Luciana Custódio

ATIVIDADES – Na quarta-feira às 19h, live “Educação e Mulheres Negras”, com a participação da professora Vera Lucia Machado, Cátia Simone, Robertha Nascente, Roberta Luzzardi, e mediação de Luciana Custódio. Na quinta às 15h, divulgação de vídeos com trabalhos de mulheres negras da periferia: Guabiroba; Loteamento Dunas; Navegantes. Às 19h, live “Religiões de matriz africana, intolerância e mulheres negras”, com Iyalorixá Gisa D’oxalá, Ìyá Sandrali de Oxum, Yalasé Maria Rita, e mediação de Luciana Custódio. Na sexta às 19h, live sobre impactos da Covid-19 na saúde das mulheres negras. Participação da médica Regina Nogueira, Fabiana Meirelles e enfermeira Leandra da Luz Ferreira. Na mediação, Diná Lessa Bandeira. As lives serão transmitidas via Conselho da Mulher de Pelotas no Facebook.

FEIRA DAS PRETAS no sábado as 13h às 17h, em frente à Escola Luis Carlos Correa da Silva – rua Arnaldo da Silva Ferreira 100 – na Guabiroba. A Semana da Mulher Negra, é iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pelotas, apoio do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP), Subseção Pelotas da OAB, Rádio Jornal O Coletivo, Comissão Estadual da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica e Prefeitura.

Diná Lessa Bandeira

CONSELHO DA MULHER ressalta os três eixos da programação: Feminismo Negro; Saúde – física e mental; Educação Antirracista das Mulheres Negras – foco no genocídio de jovens negros e negras periféricos. Conforme divulgação: “O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, propõe a realização da Primeira Semana da Mulher Negra de Pelotas – ‘Eu Preta, Tu Preta, Nós as Pretas Pelotenses’, com o objetivo de dar visibilidade para a mulher negra e fortalecer sua representatividade em todos os espaços, com equidade e respeito. Além de oportunizar a reflexão sobre tudo o que somos, sobre os passos que já demos e o que ainda vamos dar. Com foco no futuro, com estratégias, efetivação de políticas públicas e promoção de sororidade entre as Não Negras, unificando a pauta e as lutas. Para a mulher negra, nunca houve um dia de festa, flores, cuidado e aconchego. Vivemos num mundo que não enxerga a mulher negra pela pessoa que é, mas pelos recursos que fornece, pelas ferramentas que oferece. A mulher negra ainda é a carne mais barata do mercado, o gadget mais útil da loja. Mas o Julho… É delas. Por ela, o mês é todo delas”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções