Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

MULHERES : Conselho espalha rede de enfrentamento à violência

09 março
08:45 2018

Ações em todas as regiões do município oferecem alternativas na prevenção, combate e transformações de situações

Se o fato cair na rede é meio caminho para fortalecer o enfrentamento. Essa é uma das alternativas no combate à violência contra as mulheres. No entanto, é preciso que de alguma maneira os fatos cheguem à rede para que o time “protetor” entre em campo e ajude a transformar os cenários nos quais a violência, principalmente a doméstica, está instalada.

É embalado por milhares de motivos em favor da vida que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Pelotas está nas “ruas”, do centro, periferia da cidade e zona rural, com propostas carregadas de oportunidades de libertação às mulheres vítimas da violência e punição aos violentadores. Na bandeira de trabalho uma garantia legal: Violência contra a mulher é crime!

“Existem diversos tipos de violência, desde emocional à física, todas causadoras de males muitas das vezes irreversíveis”, observa Luciane Custódio, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Além de dar suporte às vítimas, o trabalho do Conselho é lutar pela prevenção, agregar alternativas de combate a toda e qualquer forma de violência, conscientizar sobre a importância de tirar os fatos do silêncio para que seja possível combatê-los.

“O medo, por uma série de motivos, ainda é uma barreira que dificulta algumas ações de combate. É necessário que as pessoas que sabem de situações de violência que as denuncie, para que se possa fazer algo em tempo de mudar as situações”, salienta a conselheira Helenira Brasil, representante da Secretaria de Cultura.

BLOCO NA RUA

A programação da Semana da Mulher fortaleceu as ações do Conselho, com mais atividades públicas de conscientização sobre não deixar passar “batido” qualquer fato que represente ameaça às mulheres. Mas não é só isso. O Conselho está permanentemente atento às questões que dizem respeito ao tema violência contra a mulher, de qualquer idade, em qualquer situação. As dirigentes comemoram a realização de atividades descentralizadas, mais próximas da população de regiões que concentram público à beira da vulnerabilidade social e ações machistas e violentas ao extremo. Isso inclui as zonas urbana e rural do município.

LUCIANE e Helenira são do time que vai à luta em defesa das mulheres

LUCIANE e Helenira são do time que vai à luta em defesa das mulheres

A PROGRAMAÇÃO da Semana da Mulher, iniciada no domingo passado, envolveu as mulheres em atividades diversas, em vários locais. E prossegue até o próximo domingo. Nesta sexta-feira às 14h, por exemplo, várias regiões da cidade receberão a Blitz Rosa, com atividades de conscientização focadas na diminuição da violência. No mesmo horário, no Auditório do IFSul haverá Roda de Conversa, com o tema Assédios e Violência.

O sábado reserva atividades no Colégio Cassiano do Nascimento, às 9h – Aulão de Pilates; Tribuna da Mulher Pelotense, no Calçadão da Sete de Setembro com Andrade Neves, às 10h, e Rústica da Mulher, no Navegantes. O encerramento será no domingo com Caminhada Rosa, às 9h, na avenida Dom Joaquim, e Domingo Cultural na Praça Antônio Cruz, no Perret.

BASE – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pelotas, que este ano completa 25 anos, fica na Casa dos Conselhos, na rua Três de Maio esquina General Osório. Funciona na primeira e terceira terça-feira de cada mês, às 14h.

O ACESSO à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pode começar num Disque Denúncia, no telefone 180. E também no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, na rua Barão de Itamaracá, 690, no Cruzeiro. Ou pelo telefone (53) 3279-4713.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções