Município abre mais um açude na zona rural
Programa de Açudagem foi adotado como política pública para reservação de água na colônia
O Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em conjunto com a Emater, está abrindo o quarto açude na colônia, dos 30 projetados para o Plano de Açudagem – 20 por meio de convênio com o Consórcio Público Extremo Sul e o governo do Estado, e dez via planejamento da Secretaria. Todos já contam com licenciamento. O açude em andamento está localizado em propriedade no 3º distrito, Cerrito Alegre.
“Precisamos tratar da reservação de água na zona rural como absoluta prioridade. A ocorrência de estiagem na região é constante, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, com poucas exceções. Se quisermos garantir a produção de hortifrutigranjeiros ou pequenas culturas, além da dessedentação de animais e atividades com peixes, temos que adotar a açudagem como política pública”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Compra de retroescavadeira
A SDR vai adquirir uma retroescavadeira hidráulica, para dar prosseguimento ao Programa de Açudagem depois de encerrada a parceria com o Consórcio Extremo Sul que, com o governo estadual, disponibiliza maquinário aos municípios.
As obras de abertura do quarto açude, em área de 0,25 hectare, têm projeção de conclusão de dez dias. “A seguir, vamos para o quinto açude, na Colônia Sítio, no Monte Bonito, 9º distrito. De lá, seguiremos com a atividade, atendendo aos pedidos de produtores rurais inscritos”, informa Seidel.
Os três açudes já abertos, a exemplo do quarto, estão localizados no Cerrito Alegre. O maior, ocupa meio hectare de terras e, os outros dois, 0,35 hectare cada. A água reservada na estrutura é utilizada para irrigação, dessedentação de animais e criação de peixes.