Município aguarda máquinas para Programa de Piscicultura
Pelotas aguarda a vez para usufruir os benefícios da utilização de maquinário do Consórcio Público Extremo Sul. Sete máquinas devem ser disponibilizadas até o final do mês ao Município.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), direcionará o trabalho para a abertura de 20 açudes na colônia, cujos projetos já estão licenciados, que servirão à piscicultura e à irrigação.
Na manhã de ontem, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu representantes do Consórcio e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, inteirando-se à política de distribuição do maquinário entre os municípios consorciados e ao planejamento da SDR para utilização dos equipamentos.
“O Consórcio é uma parceria que só tem a trazer bons resultados, viabilizando aos municípios as respostas esperadas pela população com agilidade. A ideia é mantê-lo e ampliá-lo na região”, afirmou a prefeita.
O QUE É O CONSÓRCIO?
O Consórcio Público do Extremo Sul surgiu entre cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e conta com convênio do Governo do Estado em relação ao parque de máquinas. Sete municípios são consorciados: Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Cerrito e Pedro Osório. Os equipamentos são destinados às localidades de forma rotativa.
“Está planejada a abertura de 20 açudes para piscicultura e irrigação, com a meta de produção intensiva de peixes para comercialização, significando mais uma alternativa de renda, e aumento da produtividade das lavouras, especialmente de hortifrutigranjeiros”, salientou Seidel.
O secretário enfatizou que a abertura de açudes marcará o início do Programa de Piscicultura e que, com o decorrer do tempo, será desencadeada a organização da cadeia produtiva, envolvendo o ramo de agroindústrias.
Dos sete municípios consorciados, Pelotas é o último que receberá as máquinas nesta primeira fase e o primeiro a tê-las na segunda etapa.
Estiveram na visita à prefeita o presidente do Consórcio, prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues; o secretário executivo Daizon Stoquetti; o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel; o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves; o representante da Secretaria da Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, João Carlos Caldeira; o diretor de Desenvolvimento Rural de Pedro Osório, Lauri Centeno; e o engenheiro-agrônomo da Azonasul, Jorge da Rosa.