Município alerta para alteração de 2ª dose em determinados casos
Por orientação dos órgãos de saúde, pessoas que se vacinaram nos dias 16, 17 e 19 de julho, terão sua data de aplicação de 2ª dose mantida para três meses de intervalo. Datas serão divulgadas em outubro
A Prefeitura informa que as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina contra o coronavírus nos dias 16 e 19 de julho, nos bairros, e nos dias 17 e 19 de julho, no drive-thru, no Centro de Eventos, receberão a 2ª dose do imunizante com um intervalo de três meses. A determinação vai ao encontro da decisão da Secretaria Estadual da Saúde, publicada no dia 21 de julho, de manter o intervalo entre as doses de AstraZeneca e Pfizer em 12 semanas. As novas datas para a 2ª dose desse público serão publicadas em outubro.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado, explica que o Município seguiu a orientação do Estado, divulgada em 12 de julho, de antecipar a 2ª dose das duas vacinas para 10 semanas. No entanto, o governo estadual, seguindo a deliberação do Ministério da Saúde, revogou a medida e optou por manter as 12 semanas de intervalo para essa remessa de imunizantes.
Sendo assim, os integrantes desses grupos – que receberam a 1ª dose nos dias 16, 17 e 19 de julho – estão aprazados, conforme as vacinas, de três meses. As datas serão divulgadas no mês de outubro, que é quando a 2ª dose será aplicada nessas pessoas. “Quando chegar a época, as doses serão enviadas pelo Estado e o público será avisado”, frisou Aline.
Confira os detalhes, com os grupos que terão a 2ª dose readequada para 12 semanas, bem como as datas e locais que realizaram a 1ª dose e as vacinas aplicadas:
- – Pessoas com 36 anos ou mais, que tomaram a 1ª dose no dia 16 de julho de 2021 nos bairros. Vacina: AstraZeneca;
- – Pessoas com 33 anos ou mais, que tomaram a 1ª dose no dia 17 de julho de 2021 no drive-thru. Vacina: Pfizer;
- – Pessoas com 35 anos ou mais, que tomaram a 1ª dose no dia 19 de julho de 2021 nos bairros. Vacina: AstraZeneca; e
- – Pessoas com 32 anos ou mais, que tomaram a 1ª dose no dia 19 de julho de 2021 no drive-thru. Vacina: AstraZeneca.