Município e IFSul debatem substituição das charretes
A Prefeitura de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), nesta terça-feira, em reunião no Paço Municipal, entraram em acordo para que alunos da instituição confeccionem o protótipo para começar a substituição dos veículos de tração animal no município. Inicialmente, a execução da proposta, criada em etapa já trabalhada e apresentada em 2021 por estudantes do IFSul, seria feita por egressos das Universidade Federal de Pelotas, que declinou, recentemente, por dificuldades estruturais.
De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, através do convênio que será estabelecido, o IFSul terá 12 meses para a execução do veículo, entregando o protótipo pronto e testado no final do prazo. Durante esse período, o Município irá buscar maior aproximação e envolver a entidade que representa os catadores, charreteiros e carroceiros, e que utilizam veículos de tração animal, para que analisem se a estrutura está de acordo com as suas necessidades.
“O IFSul sempre foi um grande parceiro da Prefeitura, e mostrou isso principalmente durante a pandemia. Agora, mais uma vez, se mostra um importante aliado nesse processo de substituição das charretes, contribuindo com o conhecimento técnico dos seus estudantes”, afirmou Paula, agradecendo o apoio da instituição.
Para a execução, conforme esclareceu o coordenador de Inovação Tecnológica do IFSul, Diego Pereira, será criado um projeto de pesquisa e selecionado um aluno, como bolsista remunerado, para atuar com orientação de um professor. O projeto, desenvolvido por alunos da instituição federal, e que, inicialmente, seria construído por estudantes da UFPel, terá algumas adaptações, mas manterá as contribuições da Universidade, que esteve como apoiadora da iniciativa.
A parceria será formalizada, em breve, por meio de um convênio assinado entre o Poder Público e o Instituto. A proposta passa agora pelos trâmites legais para ser efetivada.
Participaram da reunião o presidente do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), Henrique Fetter, o diretor executivo da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Matheus Castilho, e demais representantes do Comupa.