Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Município e UFPel buscam apoio para Unidade de Conservação Ambiental

12 maio
10:50 2022

Na agenda de compromissos em Brasília, a prefeita Paula Mascarenhas e a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, estiveram em reunião com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) (foto). O objetivo da visita foi uma mobilização pelo projeto de implantação de uma Unidade de Conservação, localizada junto às dunas do Pontal da Barra, no Laranjal.

Durante a reunião foram discutidas questões estruturais para implantação de uma Unidade, a possibilidade de apoio técnico e financeiro, e apresentado detalhes do estudo científico da área, elaborado pela UFPel, ao analista Bernardo Alves de Brito, integrante da coordenação de Criação de Unidades de Conservação. A ideia é reforçar os esforços para preservação de todo aquele ecossistema.

Segundo a chefe do Executivo, que estava acompanhada do secretário municipal de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, depois de detalhar todo o estudo, ficou claro que não será possível obter recursos antes da declaração da aquela área como Unidade de Conservação.

“É um processo bastante complexo, especialmente por se tratar de áreas privadas. Nosso objetivo agora é de conversar com os proprietários para buscarmos alternativas e, também, conversar com os técnicos que fizeram o estudo para definirmos muito claramente os alvos a serem preservados, para a partir disso definir o formato mais adequado da unidade de conservação”, explicou Paula.

A ÁREA

Em dezembro do ano passado, a prefeita e várias autoridades estiveram no local verificando de perto a diversidade de ecossistemas, como áreas de restinga, campos secos e úmidos, matas paludosas, e as dunas existentes em uma área de de 800 hectares que margeia o Canal São Gonçalo. A área também é rica de presença de espécies raras e endêmicas da fauna e da flora ameaçadas de extinção, além de recursos hídricos e ambientes característicos do local.

DE ACORDO com a lei nº 9.985/00, uma Unidade de Conservação é definida como espaço territorial, constituído pelos seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração. A este espaço se aplicam garantias adequadas de proteção.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções