Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Município encaminha projeto para financiar 13º salário de servidores

Município encaminha projeto para financiar 13º salário de servidores
01 dezembro
13:50 2022

O pagamento do benefício aos servidores será realizado por empréstimo bancário. A redução do retorno do ICMS, determinada em lei federal, e o aumento de despesas obrigatórias agravaram equilíbrio das contas municipais

Foi encaminhado à Câmara Municipal, nesta quinta-feira (1º), o projeto de lei que autoriza a indenização dos servidores públicos ativos e inativos de Pelotas dos custos relativos à antecipação do 13º Salário, que será pago por meio de empréstimo bancário. A partir da aprovação do PL, os funcionários, que quiserem receber os valores em dezembro, serão orientados a fazer a adesão junto à instituição financeira. Os encargos da operação serão pagos pelo Município. Os trabalhadores que optarem por não receber o benefício neste formato, terão depositados os valores a partir de fevereiro, em dez parcelas, devidamente corrigidas.

Com a medida, o Município busca conter o impacto ocasionado pela redução do retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), gerada por lei federal. Grande parte dos municípios e Estados precisou rever seus orçamentos para 2023 devido à mudança na legislação, em vigor desde junho deste ano. A queda na receita projetada para esse ano chegou a R$ 60 milhões.

Outros fatores determinantes, que amplificam o desequilíbrio nas contas públicas, são as despesas obrigatórias, principalmente o déficit da previdência, a elevação dos valores repassados ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul a título de precatórios judiciais e Requisições de Pequeno Valor (RPVs), além do pagamento da dívida com a CEEE.

“Essa é uma medida necessária para que a gente possa minimizar os efeitos devastadores da redução do ICMS nas contas públicas. Com isso, poderemos fechar o ano com alguns recursos em caixa e poder iniciar 2023 com o mínimo de equilíbrio, que nos permita prestar os serviços públicos esperados pela população, inclusive com segurança aos servidores relativamente aos salários”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

 

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções