Município recebe as sementes de milho do programa Troca-troca
Pelotas conta com a produção média de 36 mil toneladas de milho, de acordo com levantamento agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O programa Troca-troca de Sementes de Milho é disponibilizado aos agricultores da zona rural de Pelotas por meio de convênio entre o Município e o governo do Estado. Os pedidos encaminhados em relação ao ano/safra 2022/2023 acabam de chegar e vão beneficiar 103 produtores que fizeram as encomendas das sementes com preços subsidiados em 28% e com qualidade garantida.
“Recebemos 242 sacos de sementes nesta semana, disponibilizados pelo programa coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A nossa colônia conta com 8 mil hectares de cultivo de milho, de acordo com o IBGE, e a atividade garante a renda a expressivo número de famílias, das quais 103 se beneficiam com o Troca-troca, adquirindo as sementes a preços abaixo do mercado e com a vantagem de fazer o pagamento somente após a colheita, no ano que vem”, explica o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
Produtores que encomendaram sementes podem retirá-las junto às administrações distritais. Para o secretário Idemar Barz, o programa Troca-troca, somado à crescente demanda em relação ao milho, representa um incentivo ao aumento da área de produção.