Mural feito com tampinhas alerta para poluição dos oceanos
Mural feito com tampinhas alerta para poluição dos oceanos
Quem passa pelo pátio 4 do Mercado Central se surpreende com um grande painel colorido, de quatro metros de altura por nove de largura.
A surpresa é ainda maior ao constatar que o mosaico é feito com tampas de garrafa pet. A obra do projeto Tampart é um recado claro pela preservação dos oceanos.
“A conscientização acontece para termos chance de mudar nossos hábitos. A sociedade que polui também é a sociedade que pode resolver o problema, através da reciclagem e sustentabilidade”, explicou o fundador do Tampart, Ubiratan Fernandes.
A obra exposta no Mercado passou por período de exibição na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. As tampinhas foram arrecadadas por crianças de escolas municipais e particulares da capital gaúcha.
O projeto capitaneado por Fernandes possui atividades em todo o Brasil e outros países. A parceria com a Prefeitura de Pelotas prevê oficinas de educação ambiental aos alunos da rede municipal no próximo ano letivo. O mural está aberto para visitação a pelotenses e turistas, e conta com banners explicativos. No local, há um ponto de coleta de tampinhas.
A obra vai ao encontro dos valores de turismo sustentável do Governo, neste caso com foco em crianças que têm um efeito multiplicador”, afirmou a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Lica Cardoso.
A instalação da obra no Mercado é de iniciativa do vereador Fabrício Tavares (PSD), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.