Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Museu Carlos Ritter reabre em novo endereço

Museu Carlos Ritter reabre em novo endereço
09 maio
09:36 2019

Nesta segunda-feira, o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas, ganha novo endereço.

Será o Casarão 1 da praça Coronel Pedro Osório, na esquina com a rua Félix da Cunha. A inauguração da nova sede será às 18h, com várias atividades e a presença de autoridades da cidade e região. O ato é aberto ao público.

O diretor do Museu, João Iganci, diz que um dos maiores problemas era a inadequação do antigo prédio na rua Barão de Santa Tecla. “Era uma sala única, que não tinha condições de temperatura, umidade controlados, como é necessário para a preservação do acervo e a falta de visibilidade. O museu ficava escondido no antigo endereço, não fazia parte do polo turístico da cidade, estava distante do público”, explica.

Conforme o diretor, o novo prédio atende às necessidades do Museu e seu acervo. O novo espaço contará com laboratório, cinco salas para exposições fixas e itinerantes, reserva técnica, sala de aula e espaço de recreação. Além dessas salas, o Museu terá como diferencial um painel mostrando a evolução das aves e o parentesco entre as diferentes espécies.

MUSEU possui acervo com mais de três mil itens

MUSEU possui acervo com mais de três mil itens

O Museu inaugura com três exposições, sobre aves, a coleção de borboletas, de Ceslau Maria Biezanko, e a novidade, um diorama expondo animais taxidermizados empalhados, em um ecossistema de bioma Pampa.Hoje o Museu possui um acervo com mais de três mil itens, incluindo animais taxidermizados, insetos, fósseis, documentos históricos de Carlos Ritter e de Ceslau Biezanko. Agora, os três museus da UFPel estão localizados no centro histórico de pelotas, o Museu do Doce, no Casarão 8, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), na Praça 7 de Julho, 180, e a partir da segunda-feira o Museu Carlos Ritter no Casarão 1.

O horário de visitação no Carlos Ritter é das 8h às 17h, de segundas a sextas-feiras. A entrada é gratuita. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo telefone (53) 32844324.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções