MUSEU DA BARONESA : Casa Azul será pauta no Legislativo
Professores dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, acompanhados de um grupo de alunos, buscou o apoio do Legislativo, na manhã de terça-feira, para impedir que o prefeito continue com o propósito de instalar a Secretaria de Qualidade Ambiental na Casa Azul, prédio que integra o patrimônio do Museu da Baronesa, na Avenida Domingos de Almeida, no Areal.
O presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM) e o vereador Marcos Ferreira (PT) decidiram realizar audiência pública, nesta quinta-feira, às 11h, com a presença de professores da UFPel e representantes do Executivo para debater o assunto.
Segundo a professora Noris Leal, a mobilização da Universidade contrária à instalação da secretaria na Casa Azul envolve também o descaso da Prefeitura com o próprio prédio, que não tem recebido a manutenção necessária. “Chove lá dentro como se fosse na rua”, explica.
Além disso, todo o acervo que se encontra no local será colocado no outro prédio, muito menor do que onde está agora. “Não conseguimos entender o que levou a Prefeitura a tomar tal decisão. A Casa Azul recebe visitantes, alunos de nossas escolas, turistas, e querem colocar uma secretaria quando a Prefeitura tem tantos prédios fechados pela cidade?”