Museu da Baronesa celebra 40 anos nesta sexta-feira
Evento “Histórias de um Solar, Histórias de um Museu” será realizado às 9h30min, no Instituto João Simões Lopes Neto – em comemoração ao aniversário da instituição
Nesta sexta-feira (23), às 9h30min, ocorrerá o evento “Histórias de um Solar, Histórias de um Museu” – em comemoração aos 40 anos do Museu da Baronesa. Na data, Oswaldo Antunes Maciel, um dos doadores da chácara da Baronesa, irá compartilhar com o público suas memórias e vivências sobre o local. O evento será realizado no Instituto João Simões Lopes Neto, localizado na rua Dom Pedro II, 810. A iniciativa é da Prefeitura em parceria com a Associação dos Amigos do Museu da Baronesa (Ambar).
Conheça o Museu da Baronesa
O Museu Municipal Parque da Baronesa foi inaugurado em 1982, após uma reforma orientada pelo artista plástico Adail Bento Costa. O local abriga a antiga Chácara dos Barões de Três Serros, juntamente com o Parque da Baronesa.
A residência, construída em 1863, e uma área de sete hectares foram doadas ao Município em 1978, incluindo um conjunto de elementos arquitetônicos de gosto romântico, como um castelinho, uma casa de banho, um chafariz, um jardim francês e um inglês, canais com pontes e lagos com ilha, uma gruta e um sobrado ao estilo bangalô americano de 1935.
Já em 1985, os prédios e o parque foram tombados como patrimônio histórico e cultural de Pelotas. Atualmente, o museu está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e, desde 1995, conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu da Baronesa (Ambar).
O prédio abriga um acervo composto de mobiliário, indumentárias femininas e masculinas, camisolas, roupas íntimas, de cama, mesa e banho, objetos de uso pessoal, fotografias e documentação histórica, representativo aos costumes da sociedade pelotense do final do século XIX até a década de 1930.
É possível visitar o local, localizado na avenida Domingos de Almeida, 1.490, no bairro Areal, de segunda-feira a sábado, das 14 às 18h. O telefone para contato é o (53) 3228-4606.