Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter recebe exposição sobre o Pampa Gaúcho
A mostra será inaugurada nesta segunda-feira, às 18 horas, trazendo ao Auditório do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (Praça Coronel Pedro Osório, 01, Centro Histórico de Pelotas, RS) obras de 10 artistas cientistas e cientistas artistas, cujo encantamento pela natureza, paisagem, cultura, histórias e pelas pessoas do Pampa provoca inspirações e inquietações. O Pampa Singular busca justamente reaproximar o indivíduo com a paisagem natural do Pampa e a valorização das paisagens, da cultura e dos recursos naturais. Desde a documentação científica até a ficção baseada em inteligência artificial, o Pampa Singular passa por diversas formas de se reconectar, a partir do olhar de cada um dos artistas.
Além da exposição serão oferecidas visitas guiadas, palestras sobre arqueologia, ocupação humana, observação científica e artistas viajantes, oficinas de ilustração científica e de produção artística gratuitas para estudantes e professores da rede pública de ensino no espaço interno da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas – SECULT (Praça Coronel Pedro Osório, 2, Centro Histórico) até o dia 16 de junho de 2023.
Com o objetivo de criar espaços educativos, de diálogo e participação para pensar coletivamente sobre a conservação da biodiversidade do bioma Pampa, o Projeto vem realizando, desde 2021, divulgação científica online, formação de mão de obra qualificada, oficinas itinerantes, produção audiovisual e pesquisas de campo na área da botânica e da sistemática e evolução de plantas e agora realiza uma exposição com artistas rio grandenses que nos últimos anos vem aprofundando um olhar sobre as mudanças da paisagem dessa região tão rica e singular.
Com curadoria de João Iganci, a exposição contará com obras de Clayton Ferreira, Emanuel Scherdien, João Castor, João Iganci, Laura Fagundes, Lilian Maus, Lorena Steiner, Márcia Rosa, Rogério Livi, Silvia Livi e Vani Foletto e poderá ser visitada de 15 de maio a 16 de junho, de segunda a sábado, das 13h às 18h30min. A entrada é gratuita.