MUSEU DO DOCE : Lançamento do CD “Candombe para vos”
Sexta às 20h30min, uruguaio Lyber Bermudez apresentará show do novo disco
Por Carlos Cogoy
No repertório do show de lançamento do disco “Candombe para vos” – viabilizado através de edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA) -, composições de Lyber Bermudez, bem como em parceria com os jaguarenses Martim César e Paulo Timm. Também, interpretações de músicas dos uruguaios Tabaré Arapi, Diego Kuropatwa, Yábor e Hugo Fattoruso. O show será amanhã às 20h30min no Museu do Doce – Praça Cel. Pedro Osório 8. ENTRADA FRANCA.
LANÇAMENTO – No show, Lyber (percussão e voz), será acompanhado pelos instrumentistas: Hélio Mandeco (guitarra); Fabricio Pardal Moura (bandolim e contrabaixo); Nuno Moura (violão e vocais); Renato Popó (bateria); Adão Santos (sax). Nos vocais, a participação de Clarissa Garcia. De acordo com o cronograma de lançamento, além do show nesta semana, também haverá apresentação no dia 8. O show acontecerá a partir das 20h30min, e o local será o auditório do Centro de Artes (CEARTES/UFPel) – rua Álvaro Chaves 65.
DISCO reúne as faixas: “De una tierra”; “Memoria Azul”; “Trás la Huella del Berá”; “Necesito de tu sol”; “Candombe para vos”; “Yo no pido”; “Alumbrando Esperanzas”; “Emigrante”; “Milongon de La Calle”; “Mi Cancion”. O repertório pode ser ouvido online. Neste mês, o disco chegou às plataformas digitais e pode ser ouvido no Youtube, Deezer, Spotify.
OFICINAS – Além de show do disco, a edição via Procultura, também contempla oficinas de candombe. A primeira foi ministrada por Lyber no dia 21, abrindo o X Seminário da Consciência Negra de Pelotas (SECONEP). A próxima acontecerá no dia 7 de dezembro, com início às 14h30min, e o local será a sede da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) – Praça Cel. Pedro Osório 2. A participação é gratuita, e interessados poderão levar instrumentos de percussão.
LYBER é uruguaio mas há vinte anos está radicado em Pelotas. Na UFPel, realizou a formação em artes visuais. O primeiro disco “Latinamente”, foi lançado em 2004, e teve reedição há sete anos. Contatos com o artista, podem ser feitos através do WhatsApp (53) 9 8433.0031. E-mail: [email protected]