Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

MÚSICA : Curso “Violão Andante” com metodologia online

24 julho
09:17 2020

O violonista e professor Duglas Bessa ministra aulas de violão via Skype e Hangouts

Por Carlos Cogoy

O mais jovem tem dez anos, e o mais maduro está com 67 anos de idade. Em comum, a motivação pelo aprendizado do violão, e as aulas online com o músico e professor Duglas Lima Bessa. Com o distanciamento social, Duglas Bessa – licenciado em música pela UFPel -, ex-professor da rede pública em Pelotas, e instrumentista que participou de dois discos com o chileno Héctor Rojas, encontrou nas plataformas digitais, uma forma de manter as aulas com os alunos. Através de encontros virtuais, com duração de uma hora semanal, o curso “Violão Andante” é desenvolvido através do Skype ou aplicativo Hangouts. Bessa observa que, de acordo com a demanda do aluno, a interação pode ser ampliada para duas horas semanais. Além da sala virtual, o músico que coordena na cidade o Dandô Circuito de Música Dércio Marques, também adapta a metodologia conforme o estágio de cada aluno. Informações: [email protected]

Músico Duglas Bessa adapta o conteúdo conforme a necessidade do aluno

Músico Duglas Bessa adapta o conteúdo conforme a necessidade do aluno

VIOLÃO – Natural de Herval, Bessa está radicado em Pelotas de 1994, e durante período presidiu o Sindicato dos Municipários (SIMP). Sobre a proposta online, ele observa que basta dispor de internet que suporte a chamada de vídeo. “Trabalho com pessoas que estejam buscando iniciação no violão, e também para aqueles que já tenham algum conhecimento, e queiram retomar ou aprofundar ainda mais a sua prática. Além das chamadas de vídeo, entre uma aula e outra, o aluno vai recebendo material teórico, áudio e por vídeo. O estudo do violão ou qualquer outro instrumento é permanente. Se cumpre ciclos de aprendizagem. Então, depende do objetivo do aluno com o instrumento. Me dedico a torná-lo independente na produção dos seus objetivos. Assim, que na sua prática consiga fazer relações teóricas, harmônicas e técnicas, buscando a sua personalidade de interpretação ou composição, se assim desejar”, explica.

  aula violão online Pedro aluno – Dia 24 “Sonhos são coisas que queremos realizar por gostarmos ou amarmos fazer. Tocar violão é um sonho meu, é uma coisa que me diverte, que me deixa feliz. Então fazer as aulas online tem me proporcionado o caminho para que eu possa realizar meu sonho! As aulas são dinâmicas, divertidas, teóricas e isso faz com que eu consiga absorver o aprendizado. Fazendo as aulas com o professor Duglas,  sinto que estou no caminho certo!” Pedro Ignácio Ferreira  (Chapecó/SC)

aula violão online Pedro aluno – Dia 24
“Sonhos são coisas que queremos realizar por gostarmos ou amarmos fazer. Tocar violão é um sonho meu, é uma coisa que me diverte, que me deixa feliz. Então fazer as aulas online tem me proporcionado o caminho para que eu possa realizar meu sonho! As aulas são dinâmicas, divertidas, teóricas e isso faz com que eu consiga absorver o aprendizado. Fazendo as aulas com o professor Duglas, sinto que estou no caminho certo!”
Pedro Ignácio Ferreira (Chapecó/SC)

ANDANTE – Bessa menciona que há tutoriais e muito material sobre violão na internet. No entanto, é imprescindível a orientação de um professor. Não existe uma apostila única. Vou criando com cada aluno a sua fundamentação e registros. São cifras, partituras, referências visuais do instrumento, análise musical, vídeos e áudios. Tenho alunos com objetivos musicais distintos para o violão.  Tocar gêneros mais regionais, fingerstyle, acompanhar o canto, aprofundar o conhecimento harmônico, a composição. E Violão Andante é o violão que anda, que caminha sonoramente contigo. Busco socializar esta parceria. É uma designação muito apropriada que reflete bastante como tenho me relacionado com o instrumento nos últimos anos. Na linguagem musical, andante, também designa o grau de velocidade do compasso, de uma canção”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções